Lutador de Jiu-Jitsu vai a campeonato Europeu representar Taboão da Serra

O Campeonato Europeu é uma das competições mais importantes para o Jiu-Jitsu e, este ano, ele acontece em Lisboa, Portugal. É para lá que Vagner Kuroiwa, de 36 anos, irá no próximo dia 12.  Morador de Taboão da Serra há seis anos, o lutador disputará o campeonato representando a cidade.

“Prometo me doar ao máximo para esse título de campeão europeu. Estarei horando por cada um que torce e vibra por mim e por defender nosso país e, claro, Taboão da Serra’, afirma o faixa preta que já ganhou 12 títulos importantes para o esporte durante sua carreira, entre eles o do Campeonato Panamericano.

O atleta conheceu o Jiu-Jitsu por meio de um amigo há cerca de 21 anos e decidiu se dedicar depois que percebeu que a luta traria melhorias. “O Jiu-Jitsu foi o que me fez ter uma vida melhor, fez com que eu melhorasse na escola, respeitasse mais meus pais e me fez homem para sociedade”, ressalta o lutador, que viu o esporte também como uma filosofia de vida.

Este ano Vagner decidiu competir o Europeu porque busca novos desafios, já que lá estão os maiores lutadores. Como não tem nenhum tipo de patrocínio, porém, decidiu vender rifas e camisetas para poder pagar a viagem. “Quem sabe com esse título eu consiga algum apoio”, completa.

Sua primeira luta na categoria master 2 pluma faixa preta será no dia 19, mas seu oponente só será decidido assim que as chaves saírem.

Criança no Tatame

Além de lutador, Vagner também tem um projeto social em Taboão chamado “Criança no Tatame”, no qual dá aulas gratuitas de Jiu-Jitsu para crianças. O programa surgiu há cerca de três anos, quando o atleta decidiu dar início ao plano por ver que as crianças carentes da cidade precisavam de uma forma de entretenimento.

No projeto, como também não conta com nenhum apoio financeiro, Vagner reúne os materiais necessários, como os quimonos, pedindo as pessoas. Para ele, esta competição lhe dará a oportunidade de conseguir ajuda não só para sua carreira, mas também para os pequenos que fazem parte de seu projeto.

As aulas são ministradas na academia onde luta, na Avenida Doutor José Maciel, 800, na Chacára Agrindus, em Taboão da Serra.

 

Comentários