Educadores de Taboão são certificados pelo Programa de Qualificação de Gestores da Educação

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 26/11/2010

No último dia 25 de novembro, a Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia certificou 100 profissionais educadores, entre supervisores, assessores, diretores e vice-diretores, pela participação no Programa de Qualificação de Gestores da Educação – Módulo Escola Plena.

O programa foi destinado às Escolas Municipais de Ensino Fundamental, Escolas Municipais Infantis e dos Programas de Assistência à Criança, e apresenta procedimentos e técnicas para que os profissionais ampliem os conhecimentos e percebam como as questões comportamentais podem influir na qualidade da educação.

O prefeito de Taboão da Serra, Dr. Evilásio Farias, reforçou a importância da formação contínua dos educadores na cidade. “Todos os profissionais precisam estar em constante reciclagem, Taboão da Serra é considerada uma Cidade Educadora também pela constante formação que temos mantido em nossa Educação”, afirma ele.

Desde o mês de maio, os profissionais tiveram acesso a métodos novos de administração escolar e de liderança. Foram 200h de formação, divididas em quatro módulos: Escola Plena, Liderança, Equipe e Excelência, cada um deles com 50 horas.

Durante o programa os gestores receberam a visita de consultores em suas escolas, como forma de acompanhamento do trabalho. Essas visitas serviram para dar suporte ao gestor na aplicação dos aprendizados adquiridos ao longo das aulas, melhorando os resultados.

“Ser um gestor na área da Educação implica em ouvir, em se aconselhar. São nos gestos simples, do cotidiano que construímos nosso caminho. Parabéns a todos que contribuíram para este trabalho, coroado aqui hoje. O segundo módulo virá e será construído conjuntamente”, afirma o secretário de Educação, José Marcos.

A gestora Elaine Cristina do Nascimento, da EMI São Judas Tadeu afirmou que aprendeu a falar mais com as pessoas. “Dentro da escola temos defeitos e qualidades, não iremos acertar sempre, mas devemos tentar sempre acertar. Aprendi a me comunicar e a falar com as pessoas, foi uma ótima formação”, disse ela.

Para Amanda Anjo da Silva, do PAC Cáritas São Pedro Apóstolo, foi importante a formação ter sido destinada também aos parceiros da Prefeitura. “Quero agradecer a iniciativa de incluir os PAC’s nesta formação. Eu não sou funcionária pública, mas pude participar e aprender muitas coisas importantes que vou usar em nossa unidade que atende a tantas crianças da cidade”, afirma.

Texto: MarceloValladão / Foto: RicardoVaz

Comentários