Mova Embu comemora aniversário de 9 anos com festa

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 26/11/2010

Há nove anos, a cidade de Embu da Artes abraçava um programa bastante importante para a construção de uma sociedade igualitária: o Movimento de Alfabetização de Adultos, que existe há mais de 30 anos no município. Porém, foi no governo do ex-prefeito Geraldo Cruz que esse movimento foi reconhecido e respeitado. O prefeito Chico Brito deu continuidade ao trabalho e, até nos dias de hoje, o Mova Embu é  exemplo para outras cidades do Estado de São Paulo e do Brasil. Por conta do Mova e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a redução do analfabetismo em Embu caiu de 13% para 1,96% nos últimos dez anos.

Na quinta-feira, 25 de novembro, o Parque do Lago Francisco Rizzo recebeu diversos estudantes de todos os núcleos do Mova para celebrar a data. Graças à sólida parceria com igrejas, associações amigos de bairros e entidades, os moradores têm oportunidade de aprender a ler e escrever em um lugar próximo de casa. Foi assim com Joana Alves, do Núcleo Escola Inês Israel,  e Cícero Alves da Silva, da Comunidade São Lucas. Mesmo cansada, Joana não perdia um dia de aula. “Com muito esforço aprendi a ler e escrever. Eu amo minha educadora” – declarou. Cícero agradeceu todos os colegas pela união do grupo. 

Segundo o prefeito Chico Brito, não existe coisa mais importante do que a alfabetização para  que as pessoas não sejam enganadas e também para que consigam ter uma vida com mais qualidade no dia-a-dia, conseguindo ler o letreiro de um ônibus e uma receita médica, por exemplo. “Quero dar um parabéns especial às mulheres que, além de trabalhar durante o dia, são donas de casa, cuidam dos filhos e à noite ainda vão estudar” – declarou o prefeito. Chico Brito também contou uma experiência que viveu na sua família: “Meu pai estudou até a quarta-série e minha mãe nunca foi para a escola mas, mesmo assim, ela sempre me incentivou a estudar para que eu fosse uma pessoa melhor. Infelizmente, ela faleceu sem saber ler e escrever. Não parem de sonhar. Queremos ir à formatura da primeira turma da Universidade Federal de Embu e ver a cara de vocês” – concluiu.

A secretária de Educação, Rosimary Mendes de Matos, anunciou que, em 2012, Embu das Artes será sede do Encontro Nacional do Mova Brasil. “Vocês estão revolucionado a cidade” – declarou.

Geraldo Cruz, deputado estadual eleito, também prestigiou o evento e incentivou os estudantes a pressionarem o governo do estado a abrir salas de aula para que eles possam continuar os estudos. “Nós não somos melhores que ninguém, mas a grande diferença é que gostamos de gente e fazemos um governo de inclusão, ao contrário de muitos”. Geraldo disse, ainda, que o investimento em educação é o mais precioso que pode ser realizado e concluiu: “O que vocês aprenderam ninguém mais tira”.

Cada participante recebeu o livro Cordéis do Mova, onde mostra um pouco do trabalho desenvolvido por educadores e estudantes em sala de aula. Mesmo com dificuldade, os alunos se arriscaram e leram os versos para o púbico. O grupo Tríade Sertaneja animou a festa.

Acompanharam a cerimônia, a vereadora Ná, o secretário de Cultura, Paulo Oliveira, os secretários adjuntos Alda Rebelo (Educação) e Joel Milagres (Esporte e Lazer), as coordenadoras do Mova, Selma Baleeiro e Walkiria da Silva, além dos profissionais da Secretária de Educação.

Conheça o Hino do Mova Brasil.

Hino do Mova Brasil
autor: Almino Henrique

Vamos ler o mundo
E escrever o mundo
E juntos fazer
A nossa história acontecer!

Acontece que o movimento cresce,
É um ato plural e coletivo,
É a luta de homens e mulheres,
Paulo Freire pra sempre estará vivo!

Conquistar o direito da escrita,
Da leitura é tornar-se cidadão
Que transforma, que fala de política,
Que critica e que faz revolução!

Daniela Karin

Comentários