Paróquia que teve teto destelhado pelo vendaval no Valo Velho recebe doações
A igreja Católica Paróquia São Francisco de Assis, no Valo Velho localizada no bairro de Chácara Santa em Itapecerica da Serra, foi destelhada durante um forte vendaval que atingiu a cidade no dia 16 de novembro. Após os danos causados pelo vendaval, moradores se mobilizaram e realizaram uma campanha para arrecadar fundos e recuperar o telhado.
Situada na Rua Luar do Sertão a Paróquia a igreja de São Francisco é umas das principais igrejas da região. Ela oferece atividades para idosos, juventude e tem planos para implantar uma creche para atender os moradores que necessitam deixar seus filhos para poderem trabalhar.
A Paróquia realiza varias atividades inclusive a NCI (Núcleo de Convivência aos Idosos), onde de segunda a sexta os idosos realizam várias atividades, a noite atende um grupo de AA (Alcoólicos Anônimos) e alfabetização de adultos. Todo o trabalho foi comprometido após a queda do telhado, a igreja que abrigava cerca de 300 pessoas para assistir as missas, hoje abriga cerca de 150 pessoas que se apertam no salão paroquial.
De acordo com Ana Angélica que é moradora da região e estava na igreja quando o vendaval arrancou o telhado, e disse estar devastada com o que aconteceu já que a igreja passava por uma reforma onde o piso já havia sido trocado, as paredes estavam pintadas faltando apenas os muros, as dividas já estavam grandes e não restou dinheiro para refazer o telhado.
“Tudo que tínhamos já tinha sido usado na reforma que estava sendo feita, não temos mais dinheiro para refazer o telhado, precisamos de ajuda para realizar essa obra”, disse Angélica.
Segundo o padre responsável pela paróquia Gean Medeiros, campanhas estão sendo realizadas através de rifas com objetos que estão sendo doados pela comunidade, com a venda de trufas e com transferências bancarias. O objetivo da paróquia é arrecadar cerca R$ 219,00 mil para recuperar todo o telhado e pagar o conserto de danos causados em casas vizinhas.
“Começamos a campanha e o custo ficou muito auto. Estávamos em reforma a mais de um ano o dinheiro já estava curto fomos pegos de surpresa, agora buscamos ajuda para começar o telhado. Precisamos de muita ajuda e não temos nem previsão de quando iremos começar a restauração”, disse o padre Gean.
A Arquidiocese de Campo Limpo informou que está ciente do destelhamento, e que todo o processo de arrecadação e reconstrução está por conta do padre Gean que é o responsável pela paróquia.
As missas continuam sendo celebradas no salão paroquial, aos domingos são realizadas 5 celebrações aos domingos , cerca de 2 mil pessoas passam por dia na igreja em dias de celebração.
“Não podemos deixar de realizar as celebrações, aos domingos faço 5 celebrações cerca de 2 mil pessoas passam por aqui e se apertam para assistir. Está bem complicado porque também temos obras que foram prejudicadas por causa do destelhamento. Não podemos parar , temos que mobilizar a comunidade para que possamos iniciar o quanto antes o retelhamento”, informou o padre.
As doações podem ser feitas pelo banco Itaú, agência 0570, conta corrente 20214-3 com o CNPJ 61.378766/0034-67 (Paróquia São Francisco de Assis) ou pela Caixa Econômica Federal (Agência 1226, conta corrente 03000771-0 CNPJ 61.378.766/0054-00).
Quem tiver qualquer objeto que possa e queira doar para fazer parte da rifa basta entregar na igreja. Venha fazer parte desse ato solidário ajude na reconstrução do telhado da Igreja São Francisco de Assis.