Prefeito Ney Santos apresenta ROMU e entrega novas viaturas da GCM em clima de festa
A apresentação dos Guardas Civis Municipais escolhidos para integrar a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e a entrega das 15 novas viaturas, sendo 5 Trailblazer, 10 Duster Renault, quatro motos XRE-400 foi marcada pelo clima festivo do prefeito Ney Santos e sua equipe de governo na noite desta terça-feira, 21, no Parque Rizzo. Tropa de elite da GCM, a ROMU foi apresentada com a expectativa de conseguir atender a demanda de segurança dos moradores. O grupamento é o único da região a ter uma GCM mulher no seu quadro. Beltrame estava particularmente em festa por fazer parte da tropa de elite, submetida a treinamento rigoroso e sem custo aos cofres municipais. No evento os guardas também receberam medalhas láureas pelas ocorrências de destaque que atenderam.
"Hoje é um momento histórico para a segurança da nossa cidade. Fico feliz de poder cumprir esse importante compromisso que fizemos com os moradores de Embu. Tenho certeza de que a soma desses investimentos, com a determinação e o empenho de toda a nossa guarda vai trazer mais segurança e melhorar a sensação de segurança dos moradores", destacou o prefeito.
O prefeito Ney Santos disse que pretende abrir novos concursos para a GCM, atualmente 50 guardas estão em fase de treinamento na cidade. Ele não estabeleceu meta de contratações na guarda, mas deixou claro que se tiver condições orçamentárias vai ampliar e muito o efetivo.
Outra novidade que, segundo o prefeito promete melhorar a segurança pública no Embu é a implantação de bases descentralizadas na Guarda em três regiões, o São Luiz, Pinheirinho e o Santa Emília. Além da descentralização de postos da guarda o prefeito Ney Santos anunciou que a administração está licitando um sistema de monitoramento inteligente, para cobrir todos as cinco entradas de Embu, que vai conseguir apontar até se o motorista do veículo que entra na cidade está com a CNH em dia. Os veículos que forem pegos e estiverem irregulares serão abordados.
“Fizemos um estudo, conversamos com os moradores dessas regiões e chegamos ao consenso de que essas subsedes da GCM vão melhorar e muito a segurança. A ROMU vai mudar a história da segurança na nossa cidade. Nós temos na nossa ROMU a Beltrame, GCM mulher que passou pelo mesmo treinamento intenso dos demais e sempre se destacou. Ela representa a força e a determinação da mulher na ROMU”, afirmou o prefeito.
A apresentação da ROMU e a entrega das viaturas foi prestigiada por autoridades da cidade e região entre os quais estiveram o prefeito de Santana do Parnaíba, os vereadores de Taboão Carlinhos do Leme, Érica Franquini e Eduardo Nóbrega, além de vereadores de Embu-Guaçu. O presidente da Câmara, Hugo Prado, autor da lei que propôs ao governo Ney Santos a criação da ROMU e o secretário Léo Novais eram os mais satisfeitos com as novidades na área da segurança pública.
Durante a solenidade o secretário de Segurança pública, Denis Vieira, fez balanço das ações do governo Ney Santos em favor da GCM. Disse que o prefeito abraçou a segurança pública como missão do seu governo e está se notabilizando na área graças a implantação de política pública de segurança real e citou como prova disso a criação da Secretaria de Segurança, concurso para contratação de 50 novos GCMs, a implantação da ROMU, compra de armamento e equipamentos, novas viaturas e principalmente a mudança de comportamento em relação a corporação que antes tinha função de guarda patrimonial.
“O prefeito Ney Santos é o pai da segurança pública na nossa cidade. Ele está fazendo uma verdadeira revolução. Fez mais em nove meses do que as gestões anteriores fizeram em 16 anos. As gestões anteriores contrataram 154 guardas. Em 9 meses o prefeito contratou 50 novos guardas e mudou o tratamento dado a corporação”, disse Denis, que ao lado do secretário de Comunicação Jones Donizete, está buscando novas tecnologias para investir no combater ao crime no Embu.
A ROMU é uma modalidade de policiamento tática destinada a prevenir e combater a violência, nas ocorrências de maior complexidade e nos locais com maior índice de criminalidade, especialmente nas imediações de parques, praças e unidades públicas municipais. A tropa especializada também realiza incursões em locais de risco e quando necessário em controle de distúrbio civil.
Os procedimentos operacionais dos grupos da ROMU impressionam pela fiel observância dos patrulheiros às regras de segurança policial e da doutrina imposta pelo código de ética do grupamento. Geralmente a guarnição é composta por quatro guardas, cada um com sua função de patrulhamento definida em regimento.
Veja mais fotos clicando aqui.