Desafios culinários mostram dedicação e aprendizado dos alunos da Escola Municipal de Gastronomia

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 4/11/2017

Com o objetivo de colocar em prática todo o aprendizado que os alunos da Escola Municipal de Gastronomia tiveram durante as aulas, a Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (SDE), promoveu, nos dias 11, 24 e 26, respectivamente, desafios gastronômicos para os participantes dos cursos de Confeitaria Básica, Cozinha Internacional e Cake Design.

A iniciativa, que já se tornou uma tradição, reúne os participantes dos cursos em grupos. Assim, eles apresentaram receitas para uma banca composta por professores da Escola e convidados, tudo com a supervisão e orientação dos professores Miguel Maciel e Braulio da Silva.

 
No desafio de Confeitaria, a banca avaliadorafoi formada pelo professor Miguel Maciel, Sirley Lopes, da SDE, e pela convidada Maria Aparecida Alves da Silva, delegada da Mulher de Taboão da Serra. Os jurados puderam experimentar receitas deliciosas como bolo de morango e bolo de pão-de-ló com frutas vermelhas.

Na apresentação dos trabalhos do curso de Cozinha Internacional, o júri, composto pela secretária de Desenvolvimento Econômico, Laura Neves, pela esposa do vice-prefeito Laércio Lopes, Wilma Lopes, pela filha do vice-prefeito, Amanda, e pela nutricionista da Escola, Ana, avaliou pratos típicos das cozinhas italiana, árabe, brasileira e estados-unidense.

Para avaliar os trabalhos dos alunos do curso de Cake Design, compuseram a mesa avaliadora a secretária Laura Neves, Sandra Oliveira do Colégio SER e da faculdade FECAF e os professores Braulio e Miguel. Além de produzirem um bolo infantil e um para casamento, os dois grupos mostraram toda a habilidade para confeccionar também versões fakes dos bolos, o que é muito usual em festas e eventos.

Os trabalhos produzidos pelos três cursos receberam muitos elogios dos convidados da Escola, e também da secretária Laura Neves. “Os desafios que a SDE promove com os cursos da Escola de Gastronomia são fundamentais para que os alunos possam praticar tudo o que aprenderam no decorrer das aulas. Tanto eu quanto os convidados sempre ficamos impressionados com a qualidade das receitas”, disse. “Isso mostra que a o trabalho da Prefeitura de Taboão em capacitar os munícipes para o mercado de trabalho está sendo feito com qualidade, formando profissionais preparados para ingressar na área da gastronomia”, concluiu a secretária.

Os munícipes interessados em se inscrever em turmas futuras devem ser maiores de 16 anos, e procurar a Escola ou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, apresentando cópias do RG, CPF e comprovante de residência no próprio nome. A Escola oferece cursos gratuitos nas áreas de Eventos, Bares e Restaurantes, Hotelaria, Gastronomia e Línguas Estrangeiras.

Serviço:


Escola de Gastronomia
Rua Joaquim Faustino de Camargo, 108 – Jardim São Paulo
Telefone: (11)4787-3764 / (11)4787-3811

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda
Rua Césario Dau, 535 – Jardim Maria Rosa
Telefone: (11)4788-7888

 

Comentários