Câmara encerrou Outubro Rosa com Palestra sobre Câncer de Mama

Por Assessoria de Imprensa da Câmara de Taboão | 27/10/2017

Com uma palestra educativa, repleta de informações sobre como prevenir o Câncer de Mama e a forma correta de agir em caso de suspeita da doença, as quatro vereadoras de Taboão da Serra, a presidente da Câmara, Joice Silva, Priscila Sampaio, Érica Franquni e Rita Cássia encerraram as atividades promovidas pela Casa de Leis em alusão ao Outubro Rosa na quarta-feira, 25. A palestra foi ministrada para servidores da Casa de Leis.

“Foi uma palestra muito esclarecedora onde todos tivemos a oportunidade de aprender sobre a doença e tirar nossas dúvidas”, afirmou Joice Silva depois de acompanhar a palestra junto com a vereadora Priscila Sampaio. A vereadora Érica Franquini também se uniu ao grupo depois de participar de uma atividade na UBS do Salete. Os vereadores Johnatan Noventa e Dr. Ronaldo Onishi também participaram da atividade.

O médico Nicolau Machado trouxe informações, tirou dúvidas, orientou o público presente e de forma didática conseguiu deixar todos em alerta permanente contra a doença. Ele disse que no Brasil somente esse ano 60 mil mulheres serão diagnosticadas com a doença. Dessas 60 mil mulheres 15 mil vão morrer, segundo o especialista, a maioria dos casos de morte acontece por causa da falta de tratamento.

“Câncer de Mama é assunto difícil. A mulher pensa que se ficar doente vai morrer. Então nós vamos falar sobre a vida que existe após o Câncer de Mama, o que deve ser feito para vencer essa doença, e, principalmente como evita-la”, afirmou na abertura da palestra.

O médico explicou que a obesidade é o principal fator de risco para contrair a doença, além disso, o sedentarismo, cigarro e bebidas ajudam aumentam as chances. Por outro lado, a amamentação reduz drasticamente o risco de desenvolver a doença.

“Esse ano, fiquei encantada com o envolvimento da Câmara Municipal nas ações do Outubro Rosa. A caminhada da vereadora Priscila foi um sucesso, a união das vereadoras um marco, e a participação dos vereadores certamente é uma conquista”, citou a secretária-adjunta da saúde Dra. Alexandra.

 

Comentários