EMTU vai abrir licitação para linhas de ônibus em Taboão, Embu, Itapecerica e região

Por Da Redação do Jornal na Net | 18/09/2017

O Diário Oficial do Estado publicou na sexta-feira, 15, decreto autorizando a Secretaria de Transportes Metropolitanos a abrir licitação pela concessão das linhas intermunicipais de ônibus. A concorrência pública valerá para as cinco áreas operacionais da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos). A licitação inclui os municípios da chamada Área 1, entre as quais estão Taboão da Serra, Itapecerica, Embu das Artes e as demais cidades da região. 

O transporte público intermunicipal nas cidades da região é realizado pela Viação Pirajuçara. No último sábado, 16, a EMTU mudou o itinerário de 4 linhas que saiam de Taboão e Embu em direção ao Hospital das Clínicas. Agora essas linhas seguem até o terminal Butantã, onde eles devem fazer integração via cartão Bom para acessar uma nova linha que os levará ao destino final.
Com o decreto, a expectativa do governo paulista é de publicar o edital até o fim deste mês, embora a Secretaria de Transportes Metropolitanos não esclareça a data exata para abertura do certame. Segundo mensagem no Diário Oficial, o prazo da concessão das linhas intermunicipais será de 15 anos, a partir da emissão da primeira ordem de serviços. Também serão vedadas prorrogações automáticas das concessões.

De acordo com a EMTU, a idade média da frota de coletivos da Área 1 (abrange cidades como Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Taboão da Serra e arredores) é de cinco anos. Em seguida, a Área 2 (Barueri, Itapevi, Francisco Morato e região) está com média de seis anos, enquanto as áreas 3 (Guarulhos e entorno) e 4 (Mogi das Cruzes, Suzano e proximidades) são de 4,9 anos e 5,2 anos, respectivamente.

 

Comentários