Escola do Legislativo abre curso de iniciação política com alunos da rede estadual

Por Assessoria de Imprensa da Câmara de Taboão | 16/09/2017

Na última terça-feira, dia 12, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou o primeiro módulo do curso de iniciação política em parceria com a fundação Konrad Adenauer. Cerca de 90 alunos da escola estadual Zeicy Aparecida Nogueira Baptista participaram de uma palestra e de atividades que abordaram os princípios da democracia.

Para o palestrante da noite, o professor Bruno Souza da Silva, “os cursos de iniciação política da Fundação Konrad Adenauer estão baseados em um princípio muito forte, em difundir valores democráticos dentro da sociedade brasileira. O Jovem tem uma capacidade política que é inata dele, ele quer falar, quer mostrar seu descontentamento. No curso canalizamos toda essa agitação pra que ele consiga compreender que a política não é só chegar e falar, existem alguns processos importantes”.

O curso é dividido em três módulos diferentes. Essa mesma turma passará por mais duas palestras e atividades no plenário da Câmara Municipal nas próximas semanas. “Primeiro discutimos, falamos o que é a democracia, quais são os seus valores. No segundo encontro discutimos o nosso papel dentro da democracia e no terceiro encontro discutimos a estrutura do Estado brasileiro”, afirma Bruno.

De acordo com o palestrante, a iniciativa da Câmara Municipal é fundamental para aproximar esses jovens do Poder Público. “As escolas legislativas, de modo geral, veem cumprindo um papel importante que é tentar se conectar com a sociedade. Ações educativas para reconectar os cidadãos com as instituições políticas são louváveis”.

Para o diretor da Escola do Legislativo, Adalberto Graciano, o curso da fundação Konrad Adenauer é uma iniciativa de aproximação entre o Poder Público e os alunos da rede estadual de ensino. “É importante para promover cursos de educação e formação política, que é um dos objetivos da nossa escola. Desejamos muitos essa aproximação entre a comunidade e a Câmara Municipal para eles entenderem alguns conceitos de democracia, cidadania, de participação política”.

A presidente da Câmara Municipal, Joice Silva, participou da palestra e elogiou a participação dos alunos. “A gente vê que os jovens querem participar, querem opinar, dar sugestões e muitas vezes não sabem como. Muitos que estavam na palestra nunca tinham entrado na Câmara Municipal. Espero que essa iniciativa conecte ainda mais o Legislativo aos nossos cidadãos”.


A aluna Fernanda Fernandes, de 18 anos, elogiou o curso e disse que iniciativas como essa são importantes para os estudantes. “Estou gostando, achei interessante a forma que os assuntos foram tratados, com exemplos do nosso dia a dia. Já conhecia a Câmara, mas nunca tinha ficado aqui no plenário”.

 

Comentários