Projeto Horta em Pet realiza novas oficinas em Embu das Artes
A Sociedade Ecológica Amigos de Embu – SEAE, em parceria com a prefeitura municipal de Embu das Artes, realizou nova etapa do projeto Horta em Pet, que tem levado oficinas para os bairros da cidade, desde o mês de junho, em comemoração ao dia do meio ambiente.
Este mês, o evento aconteceu na Associação de Moradores do bairro Jardim Santa Clara, situado na zona oeste da cidade, com cerca de três mil habitantes, de acordo com o Censo de 2010.
Em agosto a oficina foi realizada na Unidade Básica de Saúde do Jardim Vista Alegre que, também de acordo com o Censo de 2010, é o segundo bairro mais populoso de Embu das Artes, com a média de 11 mil habitantes, atrás apenas do Jardim Santo Eduardo, com aproximadamente 12 mil habitantes.
O posto dispõe de um local para horta orgânica, que deve ser reativada em breve.
Cerca de 60 pessoas participaram dos dois eventos, onde receberam noções básicas sobre horta orgânica e montaram uma estrutura vertical com o uso de materiais garrafa pet, terra, sementes ou mudas de hortaliças e flores.
A estrutura pode ser única ou adaptada com corda para três andares, que podem ser alocadas em paredes e muros. Além de embelezar o ambiente e fornecer alimento orgânico, as plantas também colaboram para a refrigeração do microclima.
O projeto original é realizado há cerca de dois anos pela SEAE, em escolas da região, com o propósito de estimular os cidadãos para a produção orgânica de temperos, hortaliças e flores, mesmo em pequenos espaços. Desde junho, a convite da prefeitura, leva as oficinas para novas comunidades.
SOBRE A SEAE
Criada por moradores na metade da década de 70, a SEAE atua na preservação ambiental de Embu e região, para estimular e ampliar os processos de transformação socioambiental, cultural e econômica, por meio de processos educacionais participativos e inclusivos, fomentando a atuação em políticas públicas, visando a conservação, recuperação e defesa do meio ambiente.