Cerca de quatro mil pessoas participam de Campanha de Diabetes em Itapecerica
Cerca de quatro mil pessoas participaram da 13a Campanha Nacional de Diabetes realizada em Itapecerica da Serra. Com o objetivo de detectar e prevenir a doença, integrantes da secretária de saúde, funcionários das UBS, Acupunturista e enfermeiras atenderam moradores da cidade e região que aproveitaram a oportunidade para conferir se a saúde está em dia.
“Para marcar os exames no posto de saúde é muito difícil, essas campanhas ajudam muito, pois acelera o processo de atendimento. Porque o resultado sai na hora e se der algo alterado, o acompanhamento será no posto”, disse Elaine Silva, moradora do bairro Refúgio da Serra.
Em dois pontos da cidade, no centro na Praça João Pessoa e no Jardim Jacira, mesmo com a chuva fraca e o vento frio foi possível notar filas muito grandes e moradores interessados em cuida da saúde. Alguns fizeram o exame pela primeira vez.
De acordo com a enfermeira Dinair Santos, da UBS Valo Velho, na campanha foi realizado o controle da pressão, dextro, circunferência abdominal, além de orientação, sobre alimentos e exercícios físicos. “Se o resultado for positivo, o morador será encaminhado a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), mais próximo de sua residência. E se ele estiver estressado ainda passa por uma sessão de acupuntura”, finalizou.
Campanha Fique Sabendo (HIV)
No período de 16 de novembro a 10 de dezembro, a Autarquia de Saúde – IS promove a campanha “Fique Sabendo”, cujo objetivo é incentivar a realização do teste anti-HIV, que diagnostica o vírus causador do AIDS.
O teste poderá ser feito em todas as Unidades Básicas de Saúde – UBS do município durante esse período. Já nos dias 27 e 28 de Novembro, o Centro de Especialidades Municipal (CEM) realizará testes rápidos de HIV das 8h às 15h. O teste rápido de AIDS fornece o resultado em 15 minutos.
Enfermeiras trabalham bastante durante campanha