Prefeitura de Taboão conclui vistoria de táxis e vans do Transporte Escolar
A Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana (Setram) de Taboão da Serra, por meio do Departamento de Trânsito (DEPTRAN), finalizou a inspeção veicular obrigatória do segundo semestre de 2017 de 782 veículos, sendo 450 táxis e 332 vans de transporte escolar. O trabalho intenso durou quatro semanas.
“A vistoria é de grande importância para garantir aos passageiros mais segurança e tranquilidade”, esclarece o secretário de Transportes Dr. Gerson Brito. De acordo com o secretário, a inspeção atesta o funcionamento de itens importantes como sistema elétrico de sinalização e iluminação, pneus e freios, dentre outros.
Para dar mais agilidade ao procedimento, que ocorreu no período de férias escolares, a Setram realizou diversos investimentos. “Fizemos o melhor para atender estes profissionais: construímos um novo Posto de Vistoria com atendimento noturno e aos finais de semana, além de implantar o sistema de agendamento online”, lembra Dr. Gerson Brito.
As novidades no procedimento e tratamento diferenciado durante as inspeções foram aprovadas pelos motoristas. “Trabalho como condutor escolar há 13 anos em Taboão da Serra e nunca obtivemos tantas melhorias em relação às vistorias”, elogia Marcos Antonio Campos, 49 anos. “Fui muito bem atendido pelos agentes vistoriadores. Profissionais, justos e educados”, registrou Fábio Lima.
FALTAS E PENALIDADES
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), especificamente nos artigos 135º e 136º, prevê a realização de inspeção veicular como requisito para exercer o transporte individual ou coletivo de passageiros em linhas regulares ou empregados em qualquer serviço remunerado. Em Taboão da Serra, a regulamentação e fiscalização dos serviços de táxis e vans está prevista através das portarias SETRAM Nº GS 006/2017 e SETRAM GS nº 007/2017, respectivamente. Ambas as portarias estão disponíveis para consulta no clicando aqui.
Embora a Setram tenha montado uma enorme infraestrutura e força tarefa para atender os condutores, alguns não comparecerem para realizar a vistoria. “Infelizmente, uma parte destas categorias não se interessou em cumprir a lei”, lamentou Dr. Gerson Brito. “Agora os faltosos terão que entrar em contato com a Setram para regularizar a situação, que consiste em pagamento de multa para, somente depois, agendar nova vistoria.”, reforçou o secretário.
Vale ressaltar que conduzir o veículo sem portar a autorização é infração grave e gera multa de R$ 127,69, além de retenção do veículo até a regularização, conforme a o artigo 230º do CTB.
Serviço
Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana - SETRAM
Rua Nicolino Bentivegna, 93 - Jardim Bontempo.
CEP: 06763-230
Telefone: (11) 4787-3610 ou (11) 4787-3620
Email: setram@taboaodaserra.sp.gov.br
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.