Sabesp de Embu recebe prêmio nacional de qualidade

Por Outro autor | 8/11/2010

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), por meio de sua Unidade de Negócios Sul, que atende as cidades de Embu das Artes e Itapecerica da Serra, entre outras cidades, foi reconhecida como Destaque no Critério Clientes do Prêmio Nacional da Qualidade 2010, o mais importante em gestão de empresas sediadas no Brasil, promovido pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

O anúncio público foi feito na última segunda-feira de outubro, (29), e a cerimônia de entrega da premiação acontece no dia 8 de dezembro, na sala São Paulo. A 19ª edição do prêmio reconheceu somente nove empresas, sendo a Sabesp a única do setor do saneamento.


"O Destaque recebido no Critério Clientes comprova mais uma vez que as boas práticas da Sabesp voltadas à melhoria do relacionamento com seus mais de 26 milhões de clientes trazem bons resultados", comenta o superintendente da Unidade Sul, Roberval Tavares.

Ligada à Diretoria Metropolitana da Sabesp, a Unidade de Negócio Sul é autônoma e foi criada em 1996. A Unidade é responsável pelos serviços de distribuição de água e de coleta de esgoto na região sul da capital, atuando nos bairros de Santo Amaro, Americanópolis, Grajaú, Capela do Socorro e parte de Campo Limpo e nos municípios de Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires e São Bernardo do Campo, abrangendo uma área de 1.566 km2, sendo 78% desse território parte das bacias hidrográficas das represas Billings e Guarapiranga.

Na área de abrangência da Unidade, o índice de atendimento de abastecimento de água é de 100% e o de coleta de esgoto está em 78%. Com 1.013 pessoas em sua força de trabalho, composta por empregados, aprendizes e estagiários, a Unidade administra 908.745 ligações de água, 11.920 quilômetros de redes de água e de esgoto (distância equivalente ao percurso entre São Paulo e Moscou, na Rússia), além de 36 reservatórios, 129 Estações Elevatórias de Água e Esgoto e 21 poços profundos.

Em seu mercado, atende 4.231 grandes clientes, como Solvay Indupa, Avon Cosméticos, Mercedes-Benz, Ford do Brasil, Centro Empresarial de São Paulo, World Trade Center SP, Infraero - Aeroporto de Congonhas, entre outros. Uma estrutura com quatro Unidades de Gerenciamento Regional (UGR) garante o atendimento local. A unidade atua diretamente no relacionamento com seus 3,8 milhões de clientes.

Na Unidade de Negócio Sul, o índice de satisfação por parte dos clientes é de 76%, índice que salta para 87% quando se fala dos grandes clientes, atendidos pelos produtos oferecidos por meio do Programa Sabesp Soluções Ambientais.

Em 2009 a Unidade de Negócio Norte da Sabesp foi reconhecida como Excelência no mesmo critério.

Texto: Assessoria de Imprensa da Sabesp

Comentários