Itapecerica integra rota do turismo religioso durante visita aos tapetes de Corpus Christi
O turismo é marcado pelos diferentes segmentos e perfis dos viajantes. Alguns viajantes preferem lugares cercados de belezas naturais, outros optam por vivências em lugares poucos explorados, também tem quem os que escolhem conhecer a gastronomia, e, ainda, os que optam pelo chamado turismo religioso. Na região, Itapecerica da Serra se destaca como um dos destinos preferidos de quem quer fazer essa modalidade de turismo.
No feriado de Corpus Christi, no último dia 15 de junho, as tradicionais ruas do centro forradas com coloridos tapetes que remetem aos mais diversos temas e símbolos de fé receberam milhares de visitantes. Gente de todos os cantos da cidade e da região foi conferir de perto a tradição e beleza dos tapetes.
Este ano, a prefeitura de Itapecerica fez bonito no registro das imagens durante o feriado de Corpus Christi. A inovação agradou moradores da cidade e visitantes da região que foram apreciar os tapetes. A publicação literalmente bombou no Facebook da prefeitura e arrancou elogios.
Isso sem contar que a vinda de turistas para o município ajuda a aliviar um pouco os efeitos da grave crise financeira que está atingindo e até provocando o fechamento de vários comércios. A geração de renda na região central durante o feriado acabou sendo incentivado, trazendo vitória em duplicidade para os moradores e à cidade.
Muito procurado por famílias e pessoas da terceira idade, mas com participação de todas as faixas de idade, o turismo religioso no Brasil vem crescendo a cada ano que passa. Segundo dados do Ministério do Turismo cerca de s 17,7 milhões de viajantes motivados pela fé passaram por destinos com grandes atrações turísticas voltadas ao segmento.
Entre os destinos mais procurados no país estão o Círio de Nazaré em Belém, uma das maiores festas religiosas do mundo, que reúne cerca de um milhão e meio de pessoas em outubro; a Romaria à Juazeiro em Juazeiro do Norte, no Ceará e Aparecida do Norte. Todos esses locais tradicionalmente integram a rota mais privilegiada de turismo religioso do país.