Jornalista Gregório Bacic ministra palestra a professores da E. E. Nigro Gava, em Taboão

Professores da Escola Estadual Professora Maria Aparecida Nigro Gava, no Parque Pinheiros, em Taboão da Serra, participaram no dia 12, de uma palestra e ampla troca de experiências com o renomado professor e jornalista Gregório Bacic, diretor do programa Provocações, exibido na TV Cultura até poucos meses. A atividade faz parte de uma inovadora proposta de formação continuada da equipe que está sendo implementada pela diretoria da escola. O debate abordou a qualidade da educação, importância da cultura na formação e ainda fez avaliação sobre o papel da mídia.

"Nosso objetivo era que o senhor Gregório conhecesse nossa escola e realidade. Além disso, essa atividade teve um caráter formativo para os professores. O gregório é um profissional brilhante amigo pessoal do saudoso ator Antônio Abujamra. Os professores ficaram encantados com a sua participação. Pra nós, foi algo muito singelo e incrível", afirmou o professor Jean Clempe Francalino, coordenador da Escola Estadual Nigro Gava e um dos responsáveis pela atividade envolvendo o jornalista.

Gregório Bacic tem ampla experiência em educação e já atuou em várias universidades pelo mundo afora. Ele ganhou protagonismo após ter feito o documentário "Retrato de Classe" exibido pelo Globo Repórter em 1977, desde quando o programa passou a reproduzir reportagens especiais, no formato que permanece até os dias de hoje.

O jornalista relatou que o documentário foi um divisor de águas na história da televisão ao mostrar a perspectiva de uma turma da classe média no período onde a ditadura militar dominava o país. O foco do documentário é uma turma do 2º ano do então ensino básico, do ano de 1955, de uma escola particular na Vila Madalena.

O jornalista apresentou aos participantes sua visão crítica da classe média. Defendeu que a cultura antecede, interfere e amplia as possibilidades do processo educacional.

“A cultura é o primeiro processo de todos. Vem antes mesmo da educação e é muito difícil separar ambas. A educação vai nos propiciar exercer uma função dentro da sociedade, a cultura estabelece a própria sociedade. Será muito difícil alcançar a evolução que desejamos com essa desigualdade social que atinge nosso país", observou.
No final da palestra-debate professores e público presente no evento agradeceu a oportunidade que o debate proferido pelo jornalista possibilitou.


Comentários