Secretaria de Saúde de Taboão lança Programa Rede de Proteção ao Adolescente

Por Assessoria de Imprensa da Câmara de Taboão | 9/06/2017

O Programa Rede de Proteção ao Adolescente lançado em Taboão da Serra pela Secretaria de Saúde tem como publico alvo os jovens na faixa etária entre 12 e 19 anos.

Em parceria com as demais Secretarias e Diretoria de Ensino, o programa consiste em um conjunto de medidas que visa uma aproximação entre os serviços de saúde e o público adolescente, como forma de prevenção e cuidado a diversas condições de saúde física e mental. “Desde 2013 estamos desenvolvendo ações através do Programa Tamojunto e montando estratégias para atender esses adolescentes visando à qualidade de vida de cada um. Lançamos o programa que agora está mais fortalecido e estruturado para se tornar política pública dentro do município”, comentou a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner.

O programa está sendo implantado dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBS), articulando ações entre Secretarias Municipais e Estaduais de Ensino, Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), espaços esportivos e culturais. “Somos os grandes responsáveis pelo desenvolvimento do programa e para termos êxito é necessário o empenho de todos para executarmos as etapas com excelência em um trabalho articulado em Rede”, enfatizou Dra. Raquel.

Para a coordenadora de Saúde Mental, Ana Funari, o adolescente precisa se apropriar dos equipamentos de saúde não apenas com um local para tratar de doenças e sim um espaço para elevar sua auto-estima e melhorar a qualidade de vida. “Estamos preparando nossos profissionais para atender essa demanda dentro de cada característica onde a princípio ouviremos esses jovens para entender a necessidade de cada um. Precisamos fazer com que a UBS seja um espaço de referência para que eles possam buscar ajuda”, comentou Ana.

Ações

Diversas ações estão programas para fortalecer o programa, entre elas, o fortalecimento e a ampliação dos Programas “Elos” e “Tamojunto”, que trabalham na prevenção ao uso de substâncias psicoativas, a implantação do Programa de Atenção Especial ao Pré Natal de mães adolescentes, criação dos grupos de Planejamento Reprodutivo e Sexual com adolescentes gestantes e as que tiveram o teste de gravidez negativado, capacitação da Rede e Implantação do Protocolo de Saúde Sexual e Reprodutiva, visitas técnicas, escutas qualificadas das demandas apresentadas, criação de comitês locais para acompanhamento das ações desenvolvidas dentro das UBS, capacitação desses profissionais realizado pela Equipe Técnica do Programa Estadual de Saúde do Adolescente e encontros com representantes de Grêmios Estudantis das Escolas de Ensino Fundamental II, entre gestores da Saúde e Assistência Social. “Acreditamos que essas ações conjuntas são a chave para atingir o adolescente em sua integralidade”, disse a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner.

 

Comentários