Problemas de coluna na infância conheça as causas e os tratamentos
É cada vez mais frequente crianças apresentarem reclamações sobre incômodos e dores nas costas, que muitas vezes são causadas pela má postura, excesso de peso nas costas, obesidade e até pelos calçados infantis. É nesse momento que a família deve ter total atenção, pois é na infância que problemas irreversíveis na coluna podem aparecer e acompanhar as crianças em toda vida adulta.
O uso da mochila pesada é um dos maiores fatores que contribui para o surgimento de lesões na região cervical, torácica, na lombar e no ombro. O ideal é que o peso não ultrapasse 10% do peso da criança e mantenha sempre o contato com a escola sobre o que realmente é importante levar a cada dia, porém quando é inevitável o sobrepeso uma opção é o uso de mochilas com rodinhas.
A obesidade infantil contribui para uma série de problemas nas crianças, entre elas o acúmulo de gordura na região lombar sobrecarrega a coluna e influencia diretamente na postura. Além disso, o sobrepeso pode contribuir para a má formação das pernas e pés, já que é na infância que acontece o desenvolvimento de toda cartilagem e musculatura das pernas e pés.
Outro fator que contribui na formação dos pés e pode prejudicar a coluna dos pequenos é o uso de calçados infantis inadequados. Como citamos acima é preciso que aconteça o desenvolvimento saudável de toda cartilagem e musculatura dos pés e um calçado apertado ou de má qualidade pode interferir nesse processo. os calçados infantis ideais são aqueles de boa qualidade, confortável que permitem a transpiração natural dos pés. Os modelos de calçados infantis com palmilhas anatômicas se ajustam a qualquer tipo de pisada e são os mais recomendados.
A má postura também é um dos grandes colaboradores para o surgimento de dor nas costas em crianças e talvez seja o mais difícil de corrigir. É preciso criar o hábito nos pequenos em casa para que na escola a postura correta seja algo natural. Crianças que passam muito tempo no computador, tablets, videogames, até mesmo durante a lição de casa ou outras atividades sentadas estão mais vulneráveis a ter uma postura incorreta. O correto é estar sempre com a coluna reta e as pernas paralelas, mas lembre-se é preciso que se torne um hábito.
Os tratamentos para crianças dependem da origem do problema, portanto ao apresentar qualquer queixa procure um médico. Quando a dor é muscular geralmente é indicado relaxantes musculares, analgésicos, compressas quentes, exercícios para fortalecer a musculatura e alongamentos.