Ministro da Educação virá à Embu das Artes

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 28/10/2010

A região sul e sudoeste de São Paulo terá o primeiro campus de graduação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) fora da capital. Uma área de 10 mil metros quadrados, localizada dentro do Parque da Várzea do Rio Embu-Mirim, será transferida pela Prefeitura de Embu das Artes ao Ministério da Educação. A cerimônia de cessão do terreno acontece nesta sexta-feira, 29, às 10 horas, na área onde está sendo implantado o futuro parque, com a presença do ministro da Educação Fernando Haddad.

Para garantir a implantação do campus federal na região, além de assegurar ao MEC e à Unifesp a concessão da área, as prefeituras de Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra e Taboão da Serra, unidas no Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud), vão construir um prédio para 1.200 alunos.

Em fase de licitação, a obra tem início previsto para 2011, quando será  feito o planejamento dos cursos e a contratação dos profissionais. De acordo com o cronograma, o novo campus receberá as primeiras turmas em 2012.

O Parque da Várzea conta com uma extensa área de 1 milhão e 600 mil metros quadrados, maior do que o Parque Ibirapuera, a principal área verde da capital paulista. É nesse espaço que está sendo implantado, desde julho, o Parque da Várzea do Rio Embu-Mirim, com recursos da ordem de R$ 32 milhões investidos pelo governo federal por meio do Ministério do Turismo.

Fruto da compensação ambiental ao município em virtude da construção do trecho sul do Rodoanel, o parque tem um projeto arquitetônico que alia preservação da natureza, ecoturismo, educação e lazer. Quando concluído, ele terá, além do campus da Unifesp, um centro olímpico para formação de atletas, pista de Cooper, ciclovia, centro cultural, quadras de tênis e poliesportiva, entre outros equipamentos públicos.

O parque fica no entorno do Rodoanel e às margens do rio Embu-Mirim, um dos principais contribuintes da represa de Guarapiranga, que abastece mais de 4 milhões de pessoas na Grande São Paulo.

Texto: Maria Regina Teixeira

Comentários