Vereadora Priscila Sampaio fará pedágio contra o jogo Baleia Azul em Taboão da Serra
Preocupada com a disseminação do trágico jogo virtual baleia azul, que já levou vários adolescentes à morte por meio da realização de 50 desafios incluindo a automutilação, e, por fim, o suicídio, a vereadora Priscila Sampaio (PRB) alertou pais, professores e familiares sobre a necessidade de acompanhar os adolescentes de perto, dialogando e até mesmo monitorando o acesso deles à internet. Ela pretende realizar pedágios na cidade alertando a sociedade para o problema.
“Queremos fazer várias ações conscientizando os pais e a família que é importante observar como os filhos se comportam na internet. Isso é muito importante. Jovens são vulneráveis e curiosos, por conta disso é importante que os pais acompanhem os filhos”, afirmou a vereadora.
A vereadora Priscila Sampaio classificou o jogo baleia azul de “diabólico”. O alerta dela foi feito de tribuna na sessão desta terça-feira, 25, e veio acompanhado com a revelação de que uma adolescente de Taboão da Serra estaria participando do jogo.
De acordo com Priscila Sampaio o caso foi confirmado pela secretária de Saúde, Raquel Zacainner. A menina já teria concluído o nono desafio. Após ser constatada a sua participação ela recebeu assistência psicológica e foi atendida pelo Conselho Tutelar. A garota contou após o atendimento que uma outra menina moradora do Taboão também faz parte dos grupos que captam participantes pelas redes sociais como o Facebook e WhatsApp.
“Fiquei sabendo desse caso do Facebook. Ele é verdadeiro e a equipe do nosso município está acompanhando bem de perto. A menina tem 15 anos. Saiu do grupo mas está muito abalada”, contou.
Partindo do discurso à ação a vereadora Priscila Sampaio e a sua equipe pretende realizar uma espécie de pedágio nos pontos mais movimentados de Taboão da Serra alertando os jovens, os familiares e a sociedade geral para o perigo do jogo que está ceifando vidas, induzindo os jovens a se suicidarem. Entre os locais escolhidos pela vereadora estão os semáforos da praça Nicola Vivilechio, do Poupa Tempo, Marabá Shopping Taboão e outros.
“Vamos aos semáforos levando informações com o intuito de conscientizar e alertar contra esse jogo que está levando os jovens a se suicidar”, declarou.
O alerta feito pela vereadora Priscila Sampaio repercutiu entre os vereadores que também reforçaram a necessidade de atenção ao tema.
Baleia Rosa Jogo da vida
A presidente da Câmara, vereadora Joice (PTB) propôs aos vereadores que divulguem e incentivem a participação dos jovens no jogo baleia rosa, criado por especialistas, em contraponto ao baleia azul, que propõe 50 desafios do bem. O baleia rosa prega a valorização da vida, o incentivo às amizades e atividades que mostram a importância e preciosidade da vida.
“O Baleia Rosa é um jogo que propõe a celebração da vida. Traz 50 desafios do bem em contraponto a esse desafio horroroso que o outro jogo traz. Os jovens são convidados a fazer novos amigos, realizar ações positivas e registrar tudo nas redes sociais”, relatou a presidente.