Prefeitura de Taboão vistoria toda a frota do transporte público municipal

Por Edimon Teixeira | 3/04/2017

Uma força-tarefa conduzida pela secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (SETRAM) coordenou a inspeção de 124 veículos utilizados pelas duas empresas que exploram o serviço de transporte coletivo em Taboão da Serra, operam nove linhas e são responsáveis pela condução de cerca de 40 mil passageiros por dia. A ação garante a segurança dos usuários do transporte público municipal. Essa foi a 1ª vez que toda a frota de coletivos que trafega na cidade foi vistoriada. A partir de agora as vistorias serão permanentes.

A vistoria de toda a frota do transporte municipal de Taboão integra um grupo de ações que o secretário da pasta Gerson Brito pretende implantar de maneira gradativa nos próximos meses. De acordo com ele, o objetivo é garantir que o serviço prestado à população seja o mais confortável e seguro possível, respeitando as prerrogativas acordadas entre a Administração Pública e as concessionárias no contrato de licitação do serviço.

“A legislação determina as obrigações das empresas, enquanto que o poder público tem o dever de fazer com que elas sejam cumpridas”, pontua. Ele destaca a possibilidade de intervenções para garantir que se cumpram as cláusulas contratuais, o que inclui auditorias, como é o caso das vistorias promovidas, até sanções como multas e até a cassação das concessões.

As vistorias dos ônibus aconteceram entre os dias 20 e 28 de março, nos pátios das empresas Viação Pirajuçara e Fervima. Brito acompanhou pessoalmente cada fiscalização feita pelos agentes da SETRAM, que passaram por cursos de aprimoramento com técnicos da Empresa Metropolitana de Transporte Urbano (EMTU).

Os critérios utilizados para avaliação dos veículos e eventuais sanções levaram em conta a gravidade e o impacto do problema sobre a segurança viária e o serviço ofertado aos usuários: manutenção leve - corrigível por não afetar a segurança do usuário, a média - como, por exemplo, extintores sem lacre, mas que cabe a retenção do carro até sanar o problema, e a grave como freios gastos que requer o lacre imediato.

Durante os oito dias da ação que avaliou o estado dos veículos que fazem o transporte público na cidade de Taboão da Serra, os agentes da SETRAM inspecionaram os veículos que compõem as linhas circulares 02, 03, 04, 05, 06, 7.1, 08, 09 e 9.1. No período foram avaliados 444 itens de segurança, em 360 inspeções realizadas.

A relação é composta por 118 vistorias aprovadas, das quais 53 são de veículos da empresa Viação Pirajuçara e 65 da Viação Fervima. Há também 117 reprovações por descumprimento de pequenos itens que foram imediatamente corrigidos por uma equipe de 30 mecânicos que a empresa disponibilizou para acompanhar a ação.

Após a correção dos problemas listados os veículos foram aprovados. Mas cinco ônibus foram retidos. Dentre os pontos averiguados pela equipe de vistoria e que culminaram em sanções, destacaram-se a situação dos veículos com relação aos equipamentos, como bancos, pneus, extintores, instrumentos de acessibilidade, freios gastos, vazamento de óleo e saída de emergência.

“O balanço dessa vistoria é positivo. Temos 100% da frota vistoriada e em plena condição de rodar. A idade média da nossa frota é de 5 anos. Podemos dizer que é uma frota nova, e nós vamos trabalhar para melhorar essa idade ainda mais”, finalizou o secretário Gerson Brito.

Comentários