Moradores denunciam descarte indevido de entulho em Itapecerica
Quem passa pela área rural ou até mesmo pelas ruas afastadas do centro da cidade de Itapecerica da Serra se depara com a grande quantidade de entulho espalhado e amontoado nas calçadas. De acordo com denúncias encaminhadas ao Jornal na Net caminhões de fora depositam os restos de material de construção, móveis entre outros objetos em lugares afastados e durante a madrugada.
“Na minha rua o movimento de caminhões carregados de entulho acontece frequentemente. No feriado prolongado de sete de setembro, os caminhões tiveram a ousadia de descarregar diversas vezes no mesmo local, infelizmente escolheram o feriado e a falta de guardas municipais nas ruas”, disse uma moradora que não quis se identificar.
Segundo a denúncia, os caminhões depositam entulho durante a madrugada e ainda trabalham em conjunto. “Eles sabem quando têm Guardas no local, eles sabem dos vizinhos que prestam atenção na ação e, além disso, sabem qual é o melhor horário para cometer o crime. Por temos famílias ficamos com muito medo. O cheiro fica horrível, além de entulho, animais mortos também são descarregados. A minha casa sempre recebe “visitas” dos urubus”, contou.
Em visita aos locais indicados pelos moradores, a Reportagem do Jornal na Net constatou uma grande quantidade de entulho nos bairros da Lagoa, Branca Flor, Mombaça, Embu-Mirim, Potuverá e Jardim Idemori. Muitos destes locais são localizados próximo de escola e casas de alto padrão, o que demonstra a ousadia dos criminosos que mesmo sabendo do crime cometido, continuam agindo da mesma forma e contam com a ajuda de “olheiros” para tal ato.
O despejo de entulho é constantemente discutido na Câmara Municipal da cidade, o vereador José Maria denuncia na tribuna nome de ruas e pede providências dos órgãos que devem acabar com a prática. “O movimento de caminhões irregulares acontecem durante as madrugadas. A fiscalização juntamente com a GCM precisam trabalhar juntas para acabar com o despejo de entulho”, frisou o petista.
Em uma área de 100% manancial a Guarda Civil Municipal conseguiu acabar com diversos despejos de entulho e apreenderam os caminhões. Entre os meses de dezembro 2009 e fevereiro de 2010, a GCM apreendeu cerca de 15 caminhões que cometeriam ou cometeram o delito. O Jornal na Net divulgou outras ocorrências da corporação que desenvolveu outras ações para acabar com o despejo de entulho.
“A GCM de Itapecerica não mede esforços para combater o despejo de entulho na cidade. Devido às limitações, como poucas viaturas e homens que muitas vezes estão empenhados em uma ocorrência e não podem se deslocar ao local dos fatos, não conseguimos atender a todos naquele momento. Mas estamos empenhados em acabar com o crime”, afirmou Fábio Pinto, Subcomandante da Guarda municipal da cidade.
Para denunciar o despejo irregular de entulho no seu bairro acione a Guarda Civil Municipal nos telefones: 0800 150 364 ou 153, não é preciso se identificar.