Hospital Geral de Taboão, de Itapecerica e AME terão mutirão de saúde do governo do estado

Por Sandra Pereira | 17/03/2017

O governo do estado vai realizar um mutirão de saúde entre os dias 18 e 25 de março.Durante o período, a população poderá antecipar consultas, exames e cirurgias que já estão agendados nos centros de saúde, hospitais e ambulatórios médicos de especialidade (AMEs). A expectativa é que sejam atendidas aproximadamente 60 mil pessoas.Também está prevista a oferta de 70 mil tipos de procedimentos clínicos à população.

No total, a pretensão é atender 130 mil pessoas no Estado.O Hospital Geral do Pirajussara (HGP), o AME e o Hospital Geral de Itapecerica da Serra (HGIS) também fazem parte do mutirão.

No HGP haverá mutirão para a realização de tomografia computadorizada, cirurgia para a retirada de vesícula, hérnia, consultas oftalmológicas, cirurgias, consultas de enfermagem para aferição de pressão, orientação nutricional para controle de obesidade e palestra de prevenção sobre câncer de mama.

Enquanto isso, no Hospital Geral de Itapecerica da Serra, serão realizados mamografia, colecistecmias, vasectomias, correção de cirurgia de hérnia, cirurgia de varizes e correção de catarata.

Já o AME Taboão da Serra fará pequenas cirurgias, audiometria, ultrassonografia, dopller, mamografia, densitometria, holter, monitorização ambulatorial da pressão, palestra sobre mídias sociais, adolescência e alimentação saudável, aferição de pressão e glicemia.

“Nós vamos fazer o maior megamutirão de saúde da história de São Paulo porque vamos incluir a capital, a Região Metropolitana de São Paulo, o litoral e o interior do Estado. Começa neste sábado pela manhã (18) e vai até o sábado (25) da semana seguinte”, anunciou o governador.

Alckmin destacou que pessoas que não fizeram agendamento também serão atendidas: “Vamos fazer prevenção de hipertensão arterial e diabetes. Então, a pessoa vai tirar a pressão, fazer exame de glicemia e identificar a pressão arterial e já ser encaminhada para tratamento. De um lado a prevenção e de outro o tratamento e a redução da fila de atendimento”.

Entre os exames programados estão tomografias e ressonâncias diversas, colonoscopias, mamografias, densitometrias ósseas, endoscopias, ultrassonografias e exames cardiológicos e de urologia.

Pacientes também poderão antecipar diversos tipos de cirurgias, como as oftalmológicas (catarata e pterígio), ginecológicas (laqueadura), de pequeno porte infantil (postectomia e hérnia), vesícula, hérnia, cálculo renal, vasectomia e dermatológicas.

Os equipamentos de saúde do Estado promoverão ainda para o público em geral ações preventivas, como testes de glicemia e medição de pressão arterial, além de palestras e orientações de saúde e qualidade de vida. Se nos exames for detectado algum problema de saúde, os pacientes serão encaminhados para tratamento e acompanhamento.

Comentários