Fórum Regional de Dependência Química alerta para uso de drogas na região
Um alerta sobre o consumo crescente de drogas entre adolescentes, jovens e adultos das mais diversas faixas etárias reuniu dezenas de representantes da igreja católica, como a Pastoral da Solidariedade e da Família, além de membros da comunidade evangélica, lideranças, autoridades de saúde, políticos e um público bastante diversificado neste sábado, 11, na Câmara Municipal de Taboão da Serra durante o Fórum Regional sobre Dependência Química.
O evento foi uma espécie de grito de alerta sobre a questão das drogas para a sociedade em geral. A melhor forma de prevenção é evitar o contato com a droga. Participaram da atividade moradores de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica.
Durante o Fórum os participantes puderam acompanhar depoimentos que mostraram as dificuldades enfrentadas cotidianamente seja pelos usuários, seus familiares e os profissionais que atuam na prevenção e no combate ao consumo de drogas.
Geraldo Mendes, do Capsi Álcool e Drogas, relatou que não há levantamento de dados epidemiológicos sobre o uso de drogas em Taboão. De acordo com ele o problema é crescente e cada vez mais precoce.
“Cada vez mais cedo as crianças estão tendo experimentação. A oferta acontece em todo lugar, na escola da classe A e na comunidade. A oferta está espalhada em todos os segmentos. Não existe mais gueto”, informou.
Ele orienta que os pais e responsáveis devem estar atentos a sinais como mudança de comportamento, aproveitamento escolar e até mudança de grupos de amigos.
“Uma parte dessas modificações pode ser fruto de comportamento da adolescência e outra pode ser experimentação. Nesses casos é preciso buscar informação seja nas igrejas, escolas ou com profissionais qualificados”, afirmou.
O presidente da Comissão de Saúde da Câmara Dr. Eduardo Nóbrega, disse que vai aprofundar seu conhecimento sobre o tema e contribuir com a discussão e conscientização sobre o consumo de drogas.
“Não sei quantos mudaram o comportamento, mas o meu mudou. Serei mais um agente transformador”, prometeu.
O professor André Ribas participou do evento representando o vereador Johnatan Noventa e salientou que a educação tem papel essencial na discussão e implantação de políticas públicas de prevenção ao uso de drogas.
"Convido a todos nessa plenária que saímos daqui com uma missão - Ser um agente transformador e multiplicador da prevenção do uso de álcool e droga. Ajudando a criança e o adolescente ser construtor do seu próprio futuro", frisou.
Participaram do Fórum os vereadores Dr. André Egydio e Dr. Ronaldo Onishi, além do vice-prefeito Laércio Lopes.
Sandra Pereira