Quase um ano após furto, PM recupera celular da editora do Jornal na Net
Quase um ano depois de ter o seu celular furtado a jornalista Sandra Pereira, editora do site Jornal na Net, teve o aparelho recuperado pela equipe Rocam da 4ª Cia, formada pelo 3º sargento Tibagy e os soldados Isaque e Hallysson durante patrulhamento noturno no final de fevereiro. Assim como a jornalista, várias vítimas de celular roubado também recuperaram seus aparelhos depois de registrarem BO Eletrônico de roubo ou furto. Para registrar o BO é necessário dispor do IMEI, Nota Fiscal e dados da compra do aparelho. Veja mais aqui.
Quem é pego usando celular roubado pode parar na cadeia e de pronto perde o aparelho, ainda que tenha comprado de outra pessoa e nesse caso pode responder pelo crime de receptação. Agora a PM consulta IMEI de todos celulares das pessoas que são abordadas nas ruas.
O aparelho celular da jornalista havia sido furtado num restaurante perto da prefeitura de Taboão da Serra e foi localizado na rua Francisco Peres, quando os policiais militares abordaram um veículo Fiat Uno, durante patrulhamento de rotina. Ao consultar o IMEI do aparelho celular os policiais constataram que havia um Boletim de Ocorrência de furto registrado para o celular em 2016. Com os dados do BO em mãos a equipe contatou a jornalista que foi até a Delegacia Central de Taboão da Serra para retirar o aparelho.
“Fiquei muito surpresa e feliz de saber que o BO eletrônico realmente funciona. Na época eu nem ia fazer, mas por causa das reuniões do Conseg acabei sendo incentivada a registrar o BO e o resultado foi uma surpresa incrível. O rapaz que estava com ele afirmou na delegacia ter comprado de outra pessoa pela internet. Quero agradecer aos policiais que foram muito gentis ao ligarem para minha casa e explicarem a situação à minha mãe, que ligou afoita pra eu ir na delegacia”, conta.
Como é cada vez mais comum a Polícia recuperar aparelhos de celular roubados, comprar celular roubado está deixando de ser um negócio sem riscos. Atraídos pelo baixo preço dos aparelhos roubados muita gente acaba comprando e no final o barato sai muito caro.
A consulta do IMEI dos aparelhos celulares passou a fazer parte da rotina de abordagem dos agentes de segurança e deve ser intensificada em razão do aumento de roubo e furto de aparelhos celulares.
Todo aparelho de celular tem um código de identidade e esse recurso está ajudando a polícia a prender ladrões e localizar as vítimas. O roubo de celular é um dos crimes mais comuns nas cidades de Taboão, Embu e Itapecerica, onde os criminosos praticam arrastões em pontos de ônibus para assaltar as vítimas quase diariamente e nos mais diversos horários.
Achar o IMEI do seu celular é simples. Basta pegar o celular e digitar: asterisco (), “jogo da velha” (), zero (0), seis (6) e “jogo da velha” () de novo. Ou seja: 06 . Na tela, vão aparecer 15 números, que formam o código IMEI.