Taboão investe em Gestão de Resultados para elevar qualidade do ensino
04/02/2017 | Prefeitura Municipal de Taboão da Serra
A primeira reunião realizada com diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais de Taboão da Serra deu o tom do que esperar da Educação Infantil e Fundamental nos próximos quatro anos: Gestão de Resultados. É o que enfatizou o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Prof. João Medeiros, em um encontro realizado no Cemur, na segunda-feira, 30 de janeiro.
À ocasião, o secretário ressaltou que aqualidade da educação oferecida pela Prefeitura deve avançar ainda mais. “A construção da política de Gestão de Resultados é uma discussão que já está posta. Nossas escolas obtiveram excelentes resultados nos últimos quatros anos. E todos os gestores da educação tem o desafio pela frente de melhorar ainda mais estes indicadores no quadriênio 2017-2020”, destacou.
Uma das ações adotadas por Taboão para atingir índices mais elevados é a construção do Projeto Pedagógico (PP) de cada escola baseado na Gestão de Resultados. A Gestão de Resultados, em linhas gerais, é uma estratégia que visa o comprometimento de toda a equipe para atingir metas e objetivos. “O PP é um norte, um plano de intenções, que trabalha a identidade da Rede e das escolas. Através do PP cada escola traçará o que será feito nos próximos quatro anos, quais são as metas, ações e como serão desenvolvidos os projetos”, explica João Medeiros.
O secretário de Educação afirmou ainda que projetos que deram certo serão aprimorados. É o caso do programa Mind Lab (Mente Inovadora), que utiliza jogos de tabuleiro como estratégia de desenvolver nos alunos o raciocínio lógico e matemático, além de habilidades para a vida.
IDEB 2015
A elevação na qualidade do ensino ao longo dos últimos quatro anos, foi comprovada através de diversos indicadores. Um deles foi o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB 2015), do Ministério da Educação. Taboão da Serra ficou em primeiro lugar entre todos os municípios que compõem o CONISUD (Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo). Os alunos obtiveram 6.4 pontos na avaliação, o que superou a meta projetada de 5.8 pontos e quase atingindo a meta esperada para 2021, que era de 6.5 pontos.