Apesar do atraso na obra Terminal Campo Limpo deve ser aberto logo

As obras de construção do futuro terminal de ônibus Campo Limpo estão praticamente concluídas. Segundo funcionários que trabalham no local a maior parte da obra já foi finalizada, resta agora pequenos detalhes da fase de acabamento. A previsão inicial de inauguração do terminal era em junho de 2009.

Até o momento a prefeitura de São Paulo não informou a data da inauguração do local. Estima-se que passarão pelo novo terminal cerca de 275 mil passageiros por dia.

O terminal faz parte do planejamento do sistema integrado de transporte para a região sudoeste de São Paulo, que prevê a integração física e operacional do Metrô (linha 4 - Amarela) e os ônibus das linhas metropolitanas que atendem os municípios vizinhos de Osasco, Cotia, Itapevi e Taboão da Serra.


Quando estiver concluído, o projeto deverá ser operado por seis linhas estruturais com ligações ao bairro de Pinheiros, à estação Clínicas do Metrô e ao Centro (via corredores Santo Amaro - Nove de Julho - Centro e Campo Limpo - Rebouças - Centro) e alimentado por 14 linhas locais de bairros vizinhos.


Para os sofridos usuários do sistema de transporte público da região a possibilidade de integração do sistema é quase um sonho, pois pode representar uma redução significativa no valor gasto com passagens. Quem pega mais de um ônibus para ir trabalhar, por exemplo,chega quase 40% do salário com transporte.


A área do terminal Campo Limpo é de 21 mil m² e o investimento na obra é de R$ 26 milhões. O acesso e a saída dos ônibus ficarão na estrada do Campo Limpo. As pistas do terminal terão três faixas, sendo as duas laterais para estacionamento dos veículos e a central, para tráfego e ultrapassagem. A cobertura das duas plataformas será com estrutura metálica espacial, apoiada sobre pilares de concreto armado.

O projeto atende às normas da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) com relação às rampas, corrimãos, banheiros acessíveis, comunicação visual, telefones públicos e piso tátil de alerta. A pavimentação das faixas de tráfego do terminal será em pavimento rígido, inclusive nas áreas de acesso e saída do terminal.

A estrada de Campo Limpo também passou por alterações, com ampliação nas imediações do terminal para possibilitar aumento da faixa viária e acomodação das faixas de conversão à esquerda, entre a confluência da rua Joviano Pacheco de Aguirre e rua das Arcadas.

Comentários