Em encontro na TaboãoPrev, Conselho Municipal debate inclusão efetiva da pessoa com deficiência

Por Outro autor | 9/12/2016

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) de Taboão da Serra realizou um encontro na manhã de sexta-feira, 2 de dezembro, para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. O evento, promovido em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania, reuniu85 pessoas entre moradores, conselheiros e servidores da Prefeitura.

Quem compareceu à TaboãoPrev pode acompanhar duas palestras sobre inclusão efetiva. Uma delas foi ministrada pelo Maestro Sidney Lissoni, criador de um método que ensina disléxicas - pessoas com dificuldade em escrever e ler - a escrever partituras. À ocasião, o regente discursou sobre “A música como ferramenta de alfabetização inclusiva”. Já a mestre em Psicologia Social pela PUC/SP, Fábia Aparecida Silva, discursou sobre a importância da Lei de Cotas e do emprego apoiado na palestra “Empregabilidade da pessoa com deficiência”.

De acordo com a presidente do CMPD, Maria de Fátima Peris da Rocha Porto, o encontro foi satisfatório. “Foi muito positiva a representatividade das pessoas, além da presença expressiva de conselheiros, servidorese pessoas que vivem a realidade da deficiência. A participação dos secretários de Assistência Social (Arlete Silva), de Educação (Prof. João Medeiros) ede Saúde (Dra. Raquel Zaicaner) e do vereador Ronaldo Onishi também foi essencial, uma vez que são parceiros atuantes e que acolhem ricamente o trabalho que está sendo realizado pelo Conselho”, afirmou Fátima Porto. 

Para a secretária de Assistência Social e Cidadania, Arlete Silva, a participação da sociedade civil nos Conselhos é de grande importância. “Os conselhos municipais são espaços públicos, sendo assim, a participação dos moradores e de toda a sociedade é essencial para podermos desenvolver políticas efetivas para a garantia de direitos”, disse.

CMPD
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMPD) é um órgão de natureza permanente, que tem como objetivo propor, acompanhar e avaliar as políticas voltadas à promoção, inclusão social e defesa dos direitos da pessoa com deficiência. O conselho é composto paritariamente por membros do governo e da sociedade civil organizada.

Empossados em agosto de 2016, os novos conselheiros atuarão até 2018 para que as pessoas com deficiência tenham visibilidade e protagonismo. “Algumas de nossas metas e objetivos são buscar recompor a comissão permanente de acessibilidade e fazer um CENSO para saber quantas são as pessoas com deficiência em Taboão, de forma, a saber, quantas são atendidas por programas e quais suas necessidades”, comenta a presidente. 

As reuniões de trabalho do CMPD acontecem toda segunda sexta-feira de cada mês, das 9h às 11h, na sede da Secretaria de Assistência Social e Cidadania - Rua Luiz Carlos Ventura, 79 – Jardim Mituzi. 

Serviço:
Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD)
Encontros : 2ª Sexta-feira de cada mês
Horário: 9h às 11h
Local: Secretaria de Assistência Social e Cidadania – Rua Luiz Carlos Ventura, 79 – Jardim Mituzi. 
Telefone: (11) 4138-8040

Comentários