Universitários farão estágio em UBS de Embu para melhorar o atendimento e saúde na cidade

Por | 18/10/2010

Com o objetivo de melhorar os serviços de atendimento de saúde disponibilizando alunos da área para atuação, em estágio, nas Unidades de Saúde, a Prefeitura de Embu das Artes firmou um convênio com a Faculdade de Serviço Social da Universidade Nove de Julho (Uninove). De acordo com o governo, a intenção é reduzir os casos de demora no atendimento e oferecer oportunidade para crescimento profissional.

O documento foi assinado pelo prefeito Chico Brito e pela a coordenadora de estágio da faculdade de Serviço Social da Universidade Nove de Julho (Uninove), Viviane Patrício Delgado, em reunião realizada na quinta-feira, 7/10, com a participação da secretária de Saúde, Sandra Magali Fihlie Barbeiro e coordenadores da Saúde.

Para o prefeito Chico Brito a parceria é de grande valia não apenas para o aluno, mas também para a gestão pública no sentido de avaliar e avançar em suas ações. "O estágio ajuda o aluno na aprendizagem e, para nós, é importante para avaliar os resultados das ações e refletir sobre a nossa prática. E quem ganha também com isso é a população que poderá sempre contar com um serviço público modernizado e de qualidade”, disse.

A proposta está afinada com os objetivos da universidade, como apontou a coordenadora do curso: "queremos que os alunos estagiem em instituições sérias e de qualidade para que possam aprender de verdade". Ela também parabenizou o prefeito pela sua disposição em fazer parcerias.

Embu também anunciou o Projeto Desenvolver, realizado em conjunto com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que visa ao fazer o acompanhamento de crianças com risco de atraso no desenvolvimento e crianças com esse diagnóstico já confirmado. A equipe multidisciplinar é composta por pediatras, neurologista, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, dentre outros, já formados e estagiários da universidade. Esse projeto é realizado na UBS Santo Eduardo.

A Uninove conta com a maior quantidade de estudantes de Serviço Social do Brasil, dentre as faculdades particulares, segundo Viviane Delgado. Hoje, são mais de 600 alunos estagiando no país, pela universidade. Para Embu, segundo a coordenadora, já há mais de dez interessados nas vagas de estagio. Ela disse ainda que esse número tende a aumentar em 2011 tendo em vista o início do ano letivo. Inicialmente o projeto será implantado nas UBS São Luiz e Fátima, nos Prontos Socorros e no CAPS. Aos poucos o serviço será expandido para as outras unidades de saúde.

Com informações de Júlio Marcondes (Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Embu)

Comentários