Alunos da rede municipal de Taboão aprendem por meio do teatro
05/10/2009 | Prefeitura Municipal de Taboão da Serra
Quem entra na sala do 1º ano da EMI Paulo Freire se espanta com o silêncio dos alunos depois que a professora de teatro Beatriz Martarello diz que ouviu um barulho. Os olhinhos arregalados dos estudantes se fixam na bolsa da professora de onde sai um fantoche de um personagem do Programa Infantil Cocoricó, da TV Cultura. O silêncio da turma da lugar a sonoras gargalhadas e a gritos incontidos do nome do personagem “ Lilica”.
Utilizando o entusiasmo da turma, a professora dá vida ao fantoche que vai declamando poesias de Cecília Meireles acompanhado pelas crianças. A estratégia faz parte de uma das aulas de teatro do Programa Fazendo Arte na Escola promovido pela Secretaria de Educação de Taboão da Serra e tem como um dos objetivos incentivar a leitura de uma forma criativa e prazerosa.
“Com o teatro, os alunos têm contato com leitura de qualidade, ampliam o vocabulário, percebem as diferenças na pontuação dos textos, desenvolvem habilidades motoras, a autodisciplina e a capacidade de comunicação”, enumera Pámela Duncan, coordenadora da modalidade teatro do Programa Fazendo Arte na Escola.
Os alunos também entram em contato com poesias, poemas e a biografia de importantes autores da Literatura Brasileira como Cecília Meirelles, Vinícius de Moraes, Thiago de Mello, Manuel Bandeira, Ana Maria Machado, Carlos Drummond de Andrade, entre outros. Para a educadora da rede municipal de ensino Mônica Xavier “o teatro desenvolve ainda mais a comunicação dos estudantes, que perdem a inibição e ampliam seu vocabulário”.
Foi o caso do aluno Vitor Rodrigo que descobriu uma palavra nova na poesia “A Casa”, de Vinícius de Moraes. “Aprendi o que era esmero e até ensinei minha mãe”, contou orgulhoso o menino. Outra vantagem do teatro no processo de ensino aprendizagem é o desenvolvimento de uma maior integração entre os estudantes.
"Eu brigava muito, agora estou mais calma, desinibida e fiz muitas amizades”, contou a aluna da Emef Maria Alice Borges Ghion, Vanessa Alves. De acordo com Pámela Duncan, a função do projeto não é de formar atores e sim utilizar o teatro como um recurso didático na educação. “O objetivo é integrar ainda mais arte do teatro aos projetos pedagógicos, levando para os estudantes o que tem de melhor nessa arte que é a escrita, a literatura, a poesia e sua ligação com o universo cênico”.
Para o prefeito Dr. Evilásio Farias através da arte, os alunos estão sendo estimulados de maneira global, ampliando seu universo cultural , desenvolvendo a sensibilidade e imaginação. “Por atividades como essas, Taboão da Serra vem sendo conhecida como Cidade Educadora e referência em educação de qualidade”, salientou .
Os cursos do Programa Fazendo Arte na Escola são ministrados por profissionais habilitados e experientes. A modalidade teatro é coordenada pela arte educadora Pámela Duncan e desenvolvida pelo monitores: Bia Martello, Ricardo Sequeiras , Ney Rodrigues, André dos Anjos, Thania Rocha e Naloana Lima. Programa Fazendo Arte na Escola Desenvolvido pela Prefeitura de Taboão da Serra desde 2005, o Programa Fazendo Arte na Escola já atende a milhares de crianças e jovens e tem o objetivo de educar por meio da arte, explica a secretária-adjunta de Educação, Marta de Betania Juliano.
“Queremos criar condições de usar a linguagem artística dentro do processo de aprendizado. A arte é um poderoso instrumento de inclusão social”, defende ela. Além do teatro, o programa oferece ainda cursos de coral cênico, música instrumental erudita, balé, jazz, dança contemporânea, popular, de rua e salão, em 20 escolas municipais.