Jardim do Carmo recebe Operação Cata-Bagulho em Itapecerica
Com o objetivo de diminuir as enchentes na cidade, o Distrito do Jardim Jacira recebeu no último sábado, 16, a 1a Operação Cata-Bagulho em Itapecerica da Serra. O projeto intersecretarias reuniu integrantes da Defesa Civil, Saúde, Meio Ambiente, Jurídico, Obras e Segurança durante todo o sábado no Jardim do Carmo.
Os quatro caminhões das regionais do Jacira, Valo Velho, Potuverá e Centro passaram por cerca de oito ruas, e os integrantes da Defesa Civil: Mauricio, Isaias, Valter, Carlos, José David, Flávio e Victor recolhiam e jogavam para dentro dos caminhões os bagulhos que eram depositados pelos moradores nas calçadas.
Sofás, geladeiras, fogões, piano, pneus, entre outros bagulhos que não tem mais utilidade para os moradores foram recolhidos e encaminhados para a regional do Jacira. “Cerca de 40 toneladas foram recolhidas neste sábado. O que for material reciclável será reutilizado, o restante será descarregado no transbordo”, explicou o diretor da regional do Jacira, Valter de Oliveira.
De acordo com Valter, o projeto visa diminuir de maneira expressiva o número de enchentes no bairro. “A ideia surgiu há bastante tempo, os moradores que estão na beira do córrego serão encaminhados para as casas que estão sendo construídas, mas até lá evitamos mais enchentes como no ano passado, onde muitas famílias perderam os seus pertences. Quando realizamos a limpeza dos córregos encontramos muitos móveis, com o projeto vamos evitar isso”, disse. Para Valter o Cata bagulho foi positivo, porque muitos munícipes aderiram ao projeto.
Além dos integrantes das secretarias, os moradores e a criançada também ajudaram no Cata-Bagulho. Muitos colocaram os móveis nos caminhões, agradeciam pela oportunidade e ficaram satisfeitos com o resultado. “Está é a primeira vez que o Cata-Bagulho passa na minha rua, antes não tinha onde jogar os móveis e utensílios que não uso mais, agora sim já sei quem posso procurar. Gostei muito da iniciativa”, disse a moradora Maria Rodrigues de Sousa.
Além dos quatro caminhões, uma retroescavadeira também retirou toda a sujeira que estava parada no córrego e nos bueiros. E os agentes da Saúde fizeram campanha contra a Dengue entregando panfletos com os principais passos para evitar o mosquito Aedes Aegypti.
O sonho de ver as ruas, calçadas e terrenos baldios limpos é antigo. Em março deste ano, o vereador Professor José Maria (PT) reforçou a luta no Jardim Jacira e na região pela limpeza e também pela disponibilidade da prefeitura em liberar caminhões para a realização do Cata-Bagulho no distrito do Jacira e outros bairros da cidade.
Com a realização da Operação Cata-Bagulho o petista se diz satisfeito com a conquista. “O prefeito Jorge Costa vem aos poucos atendendo nossas propostas, isso é muito bom, pois iniciativas como essas dão impacto na gestão, resolve o problema do morador que precisa fazer um descarte do seu entulho e para a Prefeitura não há custos fora do planejado”, finalizou.
Caso o morador tenha algum móvel sem utilidade, não jogue nas ruas, ligue para a Regional do Jardim Jacira, se você for morador do bairro: (11) 4669 6263.
Se o morador for de outro bairro entre em contato pelo telefone da prefeitura da cidade: (11) 4668 9000 e solicite o telefone da Secretaria do Meio Ambiente.
Confira mais fotos da Operação:
Defesa Civil da cidade trabalhou duro carregando os bagulhos depositados nas calçadas
Caminhão percorreu muitas ruas do Jardim do Carmo