Alunos da rede municipal de Taboão se destacam em Olimpíada de Astronomia e ganham 173 medalhas
20/10/2016
A rede municipal de ensino de Taboão da Serra fez bonito na “Olimpíadas Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)” de 2016 e trouxe para a cidade 173 medalhas, sendo 85 de ouro. O resultado dos alunos da rede pública municipal superou e muito a rede particular que conseguiu apenas 8 medalhas na competição. A Emef Professora Ester Cordeiro, no jardim Trianon, foi a grande vencedora da competição e levou 173 medalhas. A premiação dos alunos vencedores da rede pública aconteceu na quarta-feira, 19, em clima festivo. Veja fotos aqui.
A felicidade de pais, alunos e professores era visível durante a solenidade. A diretora do Ester Cordeiro, Elisangela Ximenes, atribuiu o sucesso da escola ao empenho dos profissionais, apoio dos pais e dedicação dos alunos que se preparam para a competição e buscam superação no resultado. Ela disse que a escola participa do projeto há cinco anos e confirmou que a cada ano o resulto surpreende e incentiva ainda mais a participação.
“Desde 2014 a gente vem intensificando os trabalhos na escola. Em 2015 fomos surpreendidos com 74 medalhas e esse ano a gente intensificou no projeto pedagógico da escola. Este ano nós tivemos o planetário na escola e isso incentivou ainda mais as crianças e contribuiu para esse sucesso. Os assuntos são trazidos pelo programa OBA e são tratados tanto na sala de informática quanto na sala de aula. E são inseridos com os conteúdos pedagógicos e trabalhados durante todo ano. Quando vem a prova, os alunos estão preparados”, afirmou a diretora.
A cada nova conquista da rede municipal o secretário de educação João Medeiros consolida o sucesso do seu trabalho na pasta, que vem surpreendendo a todos com os resultados obtidos e arrancando cada vez mais elogios.
“Esse projeto é muito interessante. As crianças aprendem astronomia neles. Em todo o Brasil mais de 800 mil crianças participam e o resultado de Taboão foi surpreendente”, comemorou.
Na premiação João Medeiros lembrou que Taboão teve a melhor nota da região no Ideb de 2015. Ele leu para os jornalistas uma carta encaminhada a Secretaria de Educação por um pai de aluno da rede municipal no qual ele tece vários elogios à gestão e diz que como recompensa os pequenos vão conquistar espaço nas faculdades mais reconhecidas do País.
O prefeito Fernando Fernandes (PSDB) era só alegria na premiação. Ele foi acompanhado na entrega das medalhas pelos vereadores Cido e Ronaldo Onishi, além do vice-prefeito, Laércio Lopes. Eles entregaram as medalhas aos alunos e tiraram fotos com os vencedores para alegria dos pais.
“Tem um super-herói mais importante que não aparece. É o super-herói da educação. Aquele que estudou e depois conseguiu fazer, por exemplo, uma descoberta científica, uma vacina, que não salva apenas uma família, mas milhões de pessoas. Aquele super-herói que conseguiu fazer o homem através da educação chegar a lua, o que inventou o carro, o avião. E sabe como eles começaram, como vocês [alunos], que são nossos super-heróis do futuro”, enalteceu Fernandes.
Os vereadores Cido (DEM) e Ronaldo Onishi (SD) participaram da premiação e também não pouparam elogios ao trabalho dos profissionais da rede municipal. Eles elogiaram a diretora Elisangela Ximenes, as crianças vencedoras da Olimpíada e os pais.