1º Capoeira na Serra tem Marcha, Homenagem e Aulão em Itapecerica da Serra

A Prefeitura de Itapecerica da Serra, por meio da Secretaria de Cultura, promoveu a 1ª edição do Capoeira na Serra, no último dia 27 de agosto. O evento, que contou com um grande número de capoeiristas, comemora do Dia da Capoeira (3 de agosto), em cumprimento à Lei Municipal n°1406 de 14/05/2003, e comprova a dedicação do prefeito Chuvisco e da vice Regina Corsini em apoiar as diversas expressões culturais.

Após um café da manhã na Secretaria de Cultura para mestre, professores e graduados, os participantes saíram em Marcha tocando, cantando e batendo palmas rumo à sede da Prefeitura. O trajeto foi acompanhado por agentes de Trânsito e da Guarda Civil Municipal.

Em seguida houve uma homenagem ao Mestre Roque, um velho capoeirista Afro Baiano. Em meio aos agradecimentos, aos 81 anos Mestre Roque tocou Atabaque e cantou, sendo muito aplaudido por todos.

Cerca de cem pessoas, entre crianças, jovens e adultos, executaram movimentos típicos da capoeira durante um aulão realizado na ocasião, e acompanharam ainda uma apresentação de Maculelê, uma expressão teatral, tipo de dança folclórica brasileira de origem afro brasileira e indígena.

Por volta das 11h formou-se uma grande roda, onde todos os capoeiristas que ali estavam puderam de modo indiscriminado mostrar seu talento ao som do berimbau, atabaque e muitas palmas. O evento foi finalizado com o alegre Samba de Roda.

Preparação

Durante todo o mês de agosto foram realizadas diversas sessões de cinema com o filme “Esporte Sangrento”. Cerca 1200 alunos da rede pública de ensino participaram das exibições, cujo objetivo foi fazer com que eles tivessem um contato maior com a capoeira.

O encontro do dia 27 foi a coroação da programação. Apesar das inúmeras dificuldades, a Secretaria de Cultura avaliou que a ação foi um sucesso, pois enquanto marchavam as pessoas saíam dos comércios e residências para prestigiar tal acontecimento inédito na cidade.

O diretor Bonifácio Soares, diretor de Cultura e organizador do Capoeira na Serra, agradeceu o prefeito Chuvisco, secretário de Cultura Paulo Flamingo e sua equipe: Alcione, Elisangela, Cristiane, Álvaro, José, Andrea, Rafael. Também lembrou dos voluntários Kaike, Lucas, Thiago, Ângelo e Erika; das Secretarias de Educação, Governo, Comunicação, Trânsito, GCM, Samu, Inclusão Social e Diretoria de Ensino; e deixou um agradecimento especial a todos os Mestres, Professores, Graduados, todos os Capoeiristas e o público, sem os quais não seria possível honrar a cultura e comemorar essa data tão importante.

Comentários