Após autorização da ANTT Shopping Taboão busca licença da Cetesb para construir alça

Desde que a  Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou o Shopping Taboão a construir a alça de saída do local para  a Rodovia Régis Bittencourt, em direção a Embu das Artes, o otimismo tomou conta dos vereadores que integram a Comissão Especial de Investigação (CEI), criada para apurar os motivos da não construção da alça. A presidente da comissão, vereadora Érica Franquini, é a mais otimista. Na última reunião, no dia 19, ela disse que a história da cidade será marcada por essa conquista.

Depois da autorização da ANTT agora o shopping vai buscar autorização da Cetesb para realizar a obra. A diretoria do shopping prometeu protocolar o pedido de autorização em até 40 dias. Além disso, também será preciso agilizar algumas desapropriações. Vencidas todas essas etapas o shopping terá o prazo de 18 meses para construir a tão esperada alça.

Na última reunião os vereadores deliberaram pelo agendamento de uma reunião com o prefeito para discutir o projeto e as desapropriações necessárias para conduzir a obra. O valor de cada área desapropriada será paga pelo estabelecimento, mas a desapropriação cabe à prefeitura.

Mas, apesar de todo o otimismo com a autorização da ANTT e com o encaminhamento das licenças ambientais da Cetesb nem a diretoria do shopping e nem os vereadores arriscam opinar sobre quando a construção da alça será finalizada. O superintende do Shopping Taboão, Carlos Alcantara, se mostrou otimista, mas disse que ainda não é possível falar em prazos.

“Tivemos a aprovação da alça junto ao órgão federal, foi uma grande conquista. Em relação a prazos, parece até repetitivo, toda vez eu falo, mas é difícil saber se a Cetesb vai nos dar a licença em 10 ou em três meses. Seria irresponsável de a minha parte assumir essa posição. Não posso falar em nome da Cetesb e dar prazos. Antes de mais nada é preciso lembrar que o Shopping tem toda a boa vontade nesse caso, tanto que assinou o TAC. Diria que o trabalho surtiu efeito com a liberação da ANTT”, afirmou o superintendente.

Ele disse que o shopping está empenhado em contratar profissionais especializados para conduzir a construção da alça.

 “Graças a Deus a ANTT autorizou e a Cetesb só pediu um estudo simplificado. Acredito que vamos colocar a plaquinha de inauguração, eu e você [vereador Eduardo Nóbrega], que realmente estamos comprometidos com essa CPI”, diz a presidente da CPI, Érica Franquini.

O relator da CEI, vereador Marcos Paulo, avaliou que a comissão provocou os órgãos. Ele disse que o  Shopping Taboão tem sua importância, mas quando a Câmara como instituição cobra a Arteris, Cetesb ou ANTT, é o poder legislativo cobrando e isso obriga os órgãos a dar resposta. “A maior vitória da comissão foi provocar esses órgãos”, afirmou Paulinho.

Comentários