/

Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Transporte e Trânsito

Após autorização da ANTT Shopping Taboão busca licença da Cetesb para construir alça

Por Sandra Pereira | 23/08/2016

alcadoshopping

Arquivo do Jornal na NetDepois da autorização da ANTT agora o shopping vai buscar autorização da Cetesb para realizar a obra

Desde que a  Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou o Shopping Taboão a construir a alça de saída do local para  a Rodovia Régis Bittencourt, em direção a Embu das Artes, o otimismo tomou conta dos vereadores que integram a Comissão Especial de Investigação (CEI), criada para apurar os motivos da não construção da alça. A presidente da comissão, vereadora Érica Franquini, é a mais otimista. Na última reunião, no dia 19, ela disse que a história da cidade será marcada por essa conquista.

Depois da autorização da ANTT agora o shopping vai buscar autorização da Cetesb para realizar a obra. A diretoria do shopping prometeu protocolar o pedido de autorização em até 40 dias. Além disso, também será preciso agilizar algumas desapropriações. Vencidas todas essas etapas o shopping terá o prazo de 18 meses para construir a tão esperada alça.

Na última reunião os vereadores deliberaram pelo agendamento de uma reunião com o prefeito para discutir o projeto e as desapropriações necessárias para conduzir a obra. O valor de cada área desapropriada será paga pelo estabelecimento, mas a desapropriação cabe à prefeitura.

Mas, apesar de todo o otimismo com a autorização da ANTT e com o encaminhamento das licenças ambientais da Cetesb nem a diretoria do shopping e nem os vereadores arriscam opinar sobre quando a construção da alça será finalizada. O superintende do Shopping Taboão, Carlos Alcantara, se mostrou otimista, mas disse que ainda não é possível falar em prazos.

“Tivemos a aprovação da alça junto ao órgão federal, foi uma grande conquista. Em relação a prazos, parece até repetitivo, toda vez eu falo, mas é difícil saber se a Cetesb vai nos dar a licença em 10 ou em três meses. Seria irresponsável de a minha parte assumir essa posição. Não posso falar em nome da Cetesb e dar prazos. Antes de mais nada é preciso lembrar que o Shopping tem toda a boa vontade nesse caso, tanto que assinou o TAC. Diria que o trabalho surtiu efeito com a liberação da ANTT”, afirmou o superintendente.

Ele disse que o shopping está empenhado em contratar profissionais especializados para conduzir a construção da alça.

 “Graças a Deus a ANTT autorizou e a Cetesb só pediu um estudo simplificado. Acredito que vamos colocar a plaquinha de inauguração, eu e você [vereador Eduardo Nóbrega], que realmente estamos comprometidos com essa CPI”, diz a presidente da CPI, Érica Franquini.

O relator da CEI, vereador Marcos Paulo, avaliou que a comissão provocou os órgãos. Ele disse que o  Shopping Taboão tem sua importância, mas quando a Câmara como instituição cobra a Arteris, Cetesb ou ANTT, é o poder legislativo cobrando e isso obriga os órgãos a dar resposta. “A maior vitória da comissão foi provocar esses órgãos”, afirmou Paulinho.

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.