Taboão da Serra sedia evento regional de Saúde

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 12/08/2016

A fim de discutir questões e aperfeiçoar os serviços prestados na área de Perinatologia, autoridades da rede regional de Saúde reuniram-se na última sexta-feira (12) em um Simpósio.

O evento aconteceu no auditório do Colégio SER e recebeu representantes dos municípios de Cotia, Embu das Artes, Embuguaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, Taboão da Serra, São Lourenço da Serra e Vargem Grande Paulista.

Durante o dia, médicos e enfermeiros das Maternidades Municipais e Estaduais de Atenção Básica assistiram a palestras ministradas por especialistas e debateram aspectos relacionados à prática assistencial ao pré-natal, parto e puerpério (nome dado ao período que decorre desde o parto até que o corpo da mulher se recupere da gestação).

A Secretária da Saúde de Taboão da Serra, Doutora Raquel Zaicaner, falou sobre a atenção que o município tem dado ao aperfeiçoamento de seus profissionais para atender as mães; e citou atividades recentes realizadas na Secretaria. “Na semana passada, por exemplo, nossa equipe participou de um treinamento muito produtivo sobre amamentação e garanto que os funcionários puderam aprender muito”, assegurou Raquel. “Sabemos o quanto ainda podemos e almejamos avançar, mas fico satisfeita em saber que estamos evoluindo a passos largos nas questões de segurança no parto”, acrescentou a Secretária.

Para finalizar as atividades do evento, os participantes foram divididos em grupos e fizeram simulações realísticas, aplicando os conhecimentos adquiridos ao longo do dia sobre atendimento pré-natal, pré-parto e parto, assistência ao recém-nascido e acompanhamento do desenvolvimento da criança de 0 a 2 anos de idade. Estiveram presentes, também, representantes da Rede Cegonha, proposta pelo Ministério da Saúde para assistir as gestantes e crianças.

Comentários