Medalha Selma Fátima vai homenagear mulheres em Taboão da Serra
Sandra Pereira
Medalha utilizada para homenagear mulheres de Taboão da Serra
03/08/2016
| Sandra Pereira
A saudosa enfermeira de Taboão da Serra, Selma Fátima, ícone da luta das mulheres negras, dos movimentos de saúde e dos eventos relacionados à comemoração da Consciência Negra, que faleceu no último dia 19 de fevereiro será homenageada com a entrega de medalha que leva seu nome para 38 mulheres de Taboão da Serra.
As homenagens serão entregues por decisão do Coordenador da Igualdade Racial de Taboão da Serra, Antônio Carlos Sousa Santos, amigo pessoal da enfermeira e parceiro em vários projetos na cidade.
Todas as homenageadas foram selecionadas por terem relação com a enfermeira que foi a idealizadora da Medalhada Laurita Ortega Mari, que todos os anos homenageia moradoras de Taboão na passagem do mês da mulher.
Selma trabalhava no SAMU de Taboão da Serra. Ela era natural de Minas Gerais. Deixou cinco filhos (Agnaldo, Nilson, Fernanda, Daniel e Viviane) e quatro netas. Pós-graduada em enfermagem, ela também presidia o Conselho Municipal de Saúde. Nas eleições de 2008 e 2012, ela foi candidata à vereadora. Disputou a presidente do SindTaboão, mas eleição foi impugnada e o caso está na Justiça.
Selma era personagem ativa na sociedade taboanense. Participava de discussões políticas, se envolvia em fóruns, organizava festas e amava a Pérola Negra, escola de samba, que desfilou no último carnaval.
Veja aqui a relação das homenageadas:
1Valterina Tomé-Enfermeira aposentada da PMTS (Trabalhou 25 anos no Santo Onofre)
2Ana Maria Félix- Coordenadora da Pastoral Afro do Santuário Diocesano Santa Terezinha
3Janete Alves Gomes(Enfermeira da UBS Parque Pinheiros)