Aumenta procura por intercâmbio entre brasileiros

O intercâmbio vem crescendo cada vez mais no Brasil – média de 15% ao ano – e já se tornou uma prática comum entre estudantes que buscam pelo aprendizado de idiomas, experiência com novas culturas e crescimento pessoal no exterior. Os destinos mais procurados são Estados Unidos, Reino Unido e Canadá, mas países da Europa também estão na lista. No ano de 2014, mais de 230 mil estudantes fizeram cursos fora do Brasil, segundo dados da Brazilian Educational and Language Travel Association (Belta), instituição que reúne as principais agências de intercâmbio do país. A procura por graduação, mestrado e curso técnico em outros países também tem crescido. Segundo dados da Unesco, o Reino Unido tem cerca de 430 mil alunos estrangeiros, dentre os quais 1300 são do Brasil.

Antes de continuar a ler, vale a pena lembrar que se você não domina a língua inglesa, é fundamental garantir que você saiba pelo menos o básico para poder se virar quando chegar em um país estrangeiro. Pensando nisso, recomendamos a Preply, uma plataforma que oferece aulas de inglês (conversação, preparatório ou para negócios e turismo) a fim de ajudá-lo a atingir seus objetivos. Clique aqui e dê uma conferida.

Mestrado através do Programa Ciência sem Fronteiras (CSF)

Foi instituído um valor de 1.300 dólares pelo Ministério da Educação – cerca de 2.900 reais – como mensalidade para a bolsa de mestrado nos Estados Unidos através do programa Ciência sem Fronteiras, que só tem crescido nos últimos anos. Nele, o bolsista tem direito ao auxílio instalação, transporte, seguro saúde, além dos auxílios adicionais para dependentes, dependendo do caso. De acordo com a portaria que regulamenta as bolsas do CSF, serão considerados até dois dependentes – cônjuge e filhos com idade de até 21 anos ou até 24, desde que tenham a matrícula em um curso superior no país e que dependam do bolsista.

Em 2015, foram oferecidas quase 100 mil bolsas para promover o intercâmbio de graduandos e pós-graduandos no exterior. O programa tem como objetivo primário conceder aos estudantes a oportunidade de passar por uma experiência fora de seu país de origem, que no caso, é o Brasil. O aluno absorve conhecimento nas áreas da ciência e tecnologia e retorna ao Brasil para aplicar o que aprendeu, trazendo experiências agregadoras para o mercado profissional brasileiro.


Comentários