Conselho Municipal de Saúde de Embu promove caminhada em defesa do SUS, mas não cita problemas locais

Por Outro autor | 11/07/2016

O conselho municipal de saúde de Embu das Artes, promoveu na manhã desta quarta-feira (06), junto à Unidades de Saúde, uma caminhada em defesa do Sistema único de Saúde (SUS), as principais reivindicações foram pela continuidade do programa Mais Médicos e contra a PEC143 que desvincula de órgão, fundo ou despesa, até 2023, 20% da arrecadação dos impostos dos Estados e dos Municípios.

Com palavras de ordem como “O SUS tá acabando, você aí vai ficar só olhando” e “Você aí parado, não sabe que está sendo enrolado”, a caminhada partiu da Praça Central, seguindo pela avenida Elias Yasbek, pela rua Rio Grande do Norte, Andronico dos Prazeres Gonçalves e finalizou retornando ao Largo 21 de Abril. Estiveram presentes, representantes da Unidades Básicas de saúde (UBS) e do Centro de Apoio Psico Social (CAPS).

Para Mario Nunes, membro do conselho gestor e idealizador, a caminhada teve o intuito alertar a população e chamar a atenção das autoridades para a situação que vive hoje o SUS, "O nosso objetivo é que o prefeito da cidade veja o nosso ato e atenda as nossas reivindicações." Disse ele. Ao final da caminhada, foram colhidas cerca de 500 assinaturas para a solicitação de uma audiência pública na Câmara dos Vereadores para apresentar um plano diretor com todas as reivindicações.

O Programa Mais Médicos (PMM) é programa do Governo Federal, para a melhoria do atendimento aos usuários do SUS e chegou à Cidade em novembro de 2013 com a atuação de 21 médicos nas unidades do Jardim São Marcos (4 médicos), São Luis, Fátima, Independência, Tereza, Silvia e Valo Verde (2 cada), Ressaca, Dom José, Emília e Vista Alegre com 1 cada unidade. O programa prevê, ainda, mais investimentos para construção, reforma e ampliação de UBS, além de novas vagas de graduação, e residência médica para qualificar a formação desses profissionais.

 Por Bruna Rocha

Comentários