Pais avaliam como Ótima merenda oferecida nas creches de Taboão

Por Assessoria de Imprensa da prefeitura de Taboão da Serra | 8/07/2016

Uma pesquisa realizada pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (SEDUC), da Prefeitura de Taboão da Serra, mostra que a maioria dos pais e responsáveis por alunos matriculados nas creches públicas do município aprovam a merenda que é oferecida para as crianças. 75,2% consideram a alimentação “Ótima”, 24,3% avaliam a comida como “Boa” e apenas 0,5% acham “Regular”. O resultado desta pesquisa de satisfação foi apresentado às entidades na última sexta-feira, 01 de julho, em reunião organizada pela SEDUC. 

A escolha dos alimentos da merenda é feita por uma equipe de cinco nutricionistas e duas estagiárias em Nutrição do Departamento de Alimentação e Suprimentos (DEAS) da Prefeitura. “O cardápio é elaborado mensalmente, tanto para as escolas, quanto para os PACs. Na elaboração levamos em conta todos os macro e micronutrientes que são necessários para uma alimentação saudável e de acordo com cada faixa etária”, afirmou Deborah Modenutte, nutricionista da SEDUC.

A merenda distribuída nas escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental é fornecida pela prefeitura através do DEAS. Já as oferecidas nas creches (PACs) é adquirida pelas próprias entidades utilizando parte da verba repassada pela prefeitura. Em ambos os casos, é seguido um cardápio elaborado pela equipe de nutrição.

Os alunos que ficam em período integral recebem cinco refeições diárias e as crianças matriculadas em turmas de meio período recebem de uma a duas refeições. Este número depende dos projetos aos quais elas participam. Um diferencial de Taboão da Serra é que são oferecidas frutas in natura todos os dias, enquanto o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) estabelece que sejam oferecidas frutas pelo menos duas vezes por semana.

A nutricionista Deborah Modenutte ainda relembra que uma merenda balanceada faz a diferença na vida das crianças, em especial nesta época em que a obesidade infantil chega a níveis alarmantes. “A alimentação na escola é um trabalho pedagógico. As crianças entram na sociedade e através da merenda podem adquirir bons hábitos alimentares”, disse Deborah. “Há crianças que só comem na escola, então a alimentação precisa ser balanceada o suficiente para que elas possam dar continuidade aos estudos e desenvolverem todos os seus afazeres”, finalizou.

Pesquisa


O questionário que avaliava como “Ótimo”, “Bom”, “Regular” e “Ruim” sete itens, como Qualidade no Ensino e Atendimento aos Pais, foi aplicado em 13 creches do Programa de Atendimento à Criança (PACs). Juntas as creches de Taboão atendem mais de duas mil crianças de 0 a 3 anos. A pesquisa foi respondida por 1273 pessoas no período entre 25 de abril e 12 de maio. A amostragem da pesquisa englobou 62% do universo.

Comentários