Diocese de Campo Limpo celebra os 40 anos de episcopado de Dom Emílio Pignoli

Na próxima sexta-feira (24/06/2016) às 20h, a Diocese de Campo Limpo estará celebrando os 40 anos de ordenação episcopal de seu primeiro Bispo, Dom Emílio Pignoli. Para comemorar a data, haverá a celebração da Santa Missa em Ação de Graças na Catedral Santuário Sagrada Família.

Dom Emílio Pignoli nasceu na cidade italiana de Cappela Picernadi, região de Cremona em 14 de dezembro de 1932.

Entrou para o Seminário Vescovile em Cremona em 1952 e um ano mais tarde o então Papa Pio XII fez um apelo para que seminaristas voluntários viessem ao Brasil para ajudar na evangelização e na formação de novos sacerdotes.

Dom Emílio é acolhido na Diocese de Ribeirão Preto (SP) em 20 de outubro de 1953 e logo é encaminhado para a capital para finalizar seus estudos no Seminário Central do Ipiranga. Em 1957 é ordenado Diácono na Paróquia Imaculada Conceição no bairro do Ipiranga.

Volta para Ribeirão Preto e o bispo Dom Luís do Amaral Mousinho encaminha o jovem diácono para auxiliar na paróquia São José em Cravinhos (SP) onde em 29 de junho de 1957 foi ordenado presbítero.

Seu empenho no trabalho pastoral e a formação de novos sacerdotes contribuíram para que fosse criado Bispo e nomeado para assumir a Diocese de Mogi das Cruzes (SP) em 29 de abril de 1974. Sua ordenação episcopal aconteceu em 24 de junho de 1976 em Orlândia (SP) em solenidade presidida pelo Núncio Apostólico, Dom Carmine Rocco.

Em 1988 o então Arcebispo de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns decide desmembrar o território da Arquidiocese devido o crescimento da cidade e cria quatro novas dioceses: Campo Limpo, São Miguel Paulista, Santo Amaro e Osasco. Para Campo Limpo o Papa São João Paulo II nomeia Dom Emílio Pignoli tomando posse como 1º Bispo de Campo Limpo em 04 de junho de 1989.

Nos 19 anos que esteve à frente da Diocese, Dom Emílio criou 100 paróquias, ordenou 137 sacerdotes, introduziu o projeto de alfabetização de adultos criando mais de 130 salas de aula por onde passaram cerca de 2.600 pessoas. Foi um grande incentivador da Cáritas, estabeleceu convênios com a administração pública, criou o Instituto Cardeal Rossi e construiu a Catedral Santuário Sagrada Família.

Autoridades civis, amigos, fiéis e sacerdotes já confirmaram presença na Santa Missa da próxima sexta-feira onde celebrarão juntos os 40 anos de ordenação episcopal de Dom Emílio Pignoli.

Serviço:


Missa em Ação de Graças pelos 40 anos de ordenação episcopal de Dom Emílio

Data: 24/06/2016

Local: Catedral Santuário Sagrada Família

Rua Campina Grande, 400 – Jardim Bom Refúgio (ao lado do Terminal de Ônibus Campo Limpo)

Horário: 20h

Comentários