Flávio Canto reúne dezenas de espectadores em aula de judô no Shopping Taboão
Na manhã do último sábado (12) o medalhista olímpico, Flávio Canto, deu um “aulão” de judô nas dependências do Shopping Taboão. Cerca de 50 alunos de judô que fazem parte de projetos sociais da Secretaria de Esportes de Taboão da Serra receberam uma aula de 2h do atleta.
A presença do judoca mobilizou praticamente todos que passavam pelo local, enchendo de espectadores em vota da aula. No início da apresentação Flávio contou um pouco da sua história para os alunos presentes e agradeceu a oportunidade. “Pra mim não tem coisa melhor do que estar de quimono e divulgar o esporte olímpico”, disse Canto.
Flávio fez exercícios de aquecimento e ensinou inúmeros golpes e técnicas para os alunos. O público presente na aula tinha idades variadas, crianças e adolescentes usufruíram do evento.
Maria Isabel (12) pratica judô há quatro meses e realizou um dos golpes de judô ensinados por Flávio na aula. “Foi muito legal, eu aprendi novas coisas e foi uma sensação muito boa conhecer ele”, relata a aluna.
Após o “aulão”, que durou cerca de 2h, o medalhista dedicou seu tempo para tirar fotos e distribuir autógrafos para as pessoas presentes no local. “É o maior prazer estar aqui, nossa ideia é disseminar o espirito olímpico”, falou Flávio.
Em conversa com o Jornal Na Net o judoca comentou sobre importância das Olimpíadas do Rio 2016 no momento de crise econômica e política em que o País se encontra. “Espero que a olimpíada contribua para melhorar a autoestima do Brasil e do brasileiro, a gente se sente tão mal representado por pessoas que não nos representam nos valores que a gente deveria associar o Brasil de determinação, coragem, solidariedade, humildade, valores esses que também são olímpicos”, disse ele.
“A gente vai ter ai um legado intangível na olimpíada que a gente vai ter provavelmente o melhor resultado em números de medalhas da história e isso significa que a gente vai ter um monte de novos exemplos, tenho essa esperança de brasileiros que representem o nosso melhor”, finalizou Canto.
Além de medalhista de bronze nas Olimpíadas de Atenas em 2004, Flávio também é fundador e presidente do instituto Reação, uma escola de Judô e Lutas para crianças e adolescentes. “O Reação é onde eu mais devolvo o que eu recebi do Judô e carrego isso para o resto da vida de ter recebido uma medalha olímpica e agora poder devolver isso”, declarou ele.