Após protestos Chico Brito promete novo terreno a ocupantes da área às margens da BR-116
Na manhã desta sexta-feira (03) os ocupantes do terreno às margens Rodovia Régis Bittencourt, em Embu das Artes, se reuniram em caminhada rumo à prefeitura da cidade. Eles se mobilizam contra a reintegração de posse da área. O prefeito Chico Brito conseguiu um acordo com a comissão e prometeu ceder uma área de 60.000m² no bairro do Jardim São Marcos e cadastrar mil moradores para se instalarem em apartamentos que serão construídos posteriormente no local. Na quinta-feira um ato do grupo deixou trânsito caótico na Régis Bittencourt, relembre aqui.
Os manifestantes buscavam um acordo com a prefeitura com o intuito de que a reintegração de posse não fosse cumprida e que os ocupantes que lá estão pudessem continuar no terreno. O prefeito, no entanto, informou que o terreno em que eles se localizam já não é mais de responsabilidade da prefeitura, mas deu um prazo de 60 dias para que o grupo possa se organizar.
“Eles - os donos do terreno - já entraram com o processo de reintegração, não podemos fazer mais nada em relação a isso, mas estou cedendo um terreno para vocês e vamos providenciar os cadastros na próxima terça-feira", prometeu o prefeito. O prefeito encontrou os manifestantes à caminho da prefeitura e foi andando com o grupo até o local.
Os mais de 200 ocupantes ficaram reunidos o tempo todo em frente à prefeitura à espera de uma resposta. “Não somos ligados a nenhum partido nem a sindicatos, somos apenas cidadãos carentes, desempregados e até mesmo moradores de rua que estão em busca dos seus direitos que é de moradia”, afirmou um dos ocupantes da área.
Após reunião a portas fechadas com representantes da comissão dos ocupantes do terreno, Chico Brito informou que mil famílias serão beneficiadas com o novo terreno. As pessoas que se instalaram no local também ganharam um prazo de mais 60 dias até a reintegração de posse. Segundo a prefeitura o terreno que será cedido aos moradores tem uma área de 60.000m².
“Quem está lá está e quem não está não vai mais poder entrar, vocês não podem deixar mais ninguém entrar porque vocês estão lá desde o começo e conquistaram isso então não é justo que quem não acreditou na luta de vocês antes queiram se aproveitar disso agora”, reforçou Chico Brito. Os cadastros serão somente para pessoas que não tem moradia e que estão na ocupação do terreno desde o começo.
“Vamos continuar lutando, sabemos que temos mais de 3mil pessoas precisando de moradia lá na área então nós não vamos parar, vamos conseguir essa área que o prefeito prometeu, ótimo, mas vamos achar outro lugar e vamos partir pra dentro e se for necessário vamos parar a rodovia de novo, mas vamos conseguir moradia para todo mundo”, relatou um dos representantes do grupo.
Brito prometeu que na próxima semana se encaminhará, juntamente com a comissão, à Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) para solicitar verba para a construção dos apartamentos. “O terreno eu já estou cedendo agora nós vamos brigar com o Governo do Estado de São Paulo para eles mandarem dinheiro para fazer a casa de vocês e se precisar ir para Brasília pedir pro Temer liberar dinheiro do Minha Casa Minha Vida para vocês eu vou”, finalizou o administrador do município.
Os manifestantes seguiram acompanhados da Policia Militar até o local da ocupação. Durante o período de negociações a R. Andrônico dos Prazeres Gonçalves ficou interditada para passagem de veículos e foi liberada após a 13h.