Prefeitura de Taboão faz parceria com aplicativo B!AMap para ajudar a achar pessoas desaparecidas

No Dia Mundial da Criança Desaparecia, 25 de maio, a prefeitura de Taboão da Serra firmou  uma parceria pioneira que vai ajudar a localizar pessoas desaparecidas. Trata-se do aplicativo B!AMap que deve promover uma revolução no trabalho de localização das vítimas de desaparecimento. A idéia central do aplicativo é divulgar imagens e dados sobre desaparecimento logo nas primeiras horas, visando facilitar a localização das vítimas. Para tanto cada base da Guarda Civil Municipal (GCM)de Taboão recebeu equipamento para acesso à internet e os guardas sensibilizados para o atendimento.
Os criadores do aplicativo e o prefeito Fernando  Fernandes destacaram que o B!AMap é um modelo concreto do uso da tecnologia para combater o crime, nesse caso o desaparecimento das pessoas. Por meio do aplicativo as pessoas poderão dar informações sobre desaparecimentos e ajudar a localizar as pessoas desaparecidas cadastradas no sistema B!AMap.
“Estamos celebrando uma parceria pioneira que vai trazer resultados positivos para os moradores de Taboão da Serra. O aplicativo B!AMap vai ajudar a localizar pessoas e temos certeza de que vai revolucionar essa área. Pedimos a todos que baixem o aplicativo e contribuam com essa causa”, afirmou o prefeito Fernando Fernandes.
O prefeito citou a dor dos familiares que tiveram parentes desaparecidos. Disse que o barulho mais gostoso de se ouvir é dos filhos entrando em casa durante a madrugada. “Quando me apresentaram o projeto fiquei impressionado. Soube que ele vai trazer esperança para as famílias que tiverem pessoas desaparecidas. A dor e  o desespero dessas pessoas é muito grande e esse projeto vai trazer esperança a essas famílias”, disse.
Durante o lançamento ocorrido no Cemur, o criador da tecnologia, Arnaldo Maluf Gesuele, observou que todas as pessoas podem se tornar agentes sociais do bem ao baixar o aplicativo e ajudar divulgando casos de pessoas desaparecidas ou contribuindo com informações capazes de ajudar na localização das vítimas.
“A partir do momento que a pessoa baixa o aplicativo se torna um agente social, ou seja, uma pessoa interessada em fazer o bem. Quando a pessoa receber notificação de desaparecimento vai olhar ao seu redor e vê se a pessoa informada no sistema está nas imediações. Se nós tivermos centenas de milhares de pessoas fazendo isso vamos ajudar na localização rapidamente”, explicou Arnaldo Maluf.
Ele disse que no mundo  são mais de 40 milhões de pessoas desaparecidas ou sequestradas. E relatou que o  motivo dos desaparecimentos variam desde doenças, por exemplo Alzheimer e depressão, a crimes, como sequestro, raptos, prostituição ilegal, trafico de órgãos e até escravidão. Também citou pesquisas dando conta  que as primeiras horas são fundamentais para encontrar as pessoas desaparecidas. É preciso agilidade e quanto mais o tempo passa, mais difícil é encontrar estas pessoas.
“Todos aqui testemunham a verdadeira revolução da forma de se fazer segurança em Taboão. Isso só é possível graças ao emprenho do prefeito e da empresa B!AMap Coleta e Divulgação de Dados LTDA. Somos a primeira cidade do País a implantar esse projeto pioneiro”, afirmou o secretário de Segurança, Gerson Brito.
As pessoas que possuem celulares Android devem baixar o aplicativo B!AMap no Google Play, já o que possuem celulares  iOS deve baixar na App Store.

Comentários