Prefeito Chico Brito divulga Programa Apadrinhamento Afetivo em encontro
O Fórum de Embu das Artes foi palco de divulgação do Programa Apadrinhamento Afetivo que busca ampliar a possibilidade da criança ou do adolescente ganhar uma convivência familiar e comunitária. O prefeito Chico Brito participou do I Encontro de Divulgação do Programa Apadrinhamento Afetivo na tarde da última terça-feira (24). O programa existe desde 2015, mas a divulgação se faz necessária para que mais crianças sejam apadrinhadas.
O programa enfatiza que o intuito da ação não é adotar a criança ou adolescente que moram em abrigos de acolhimentos e sim doar um tempo para dar conselhos, carinho e afetividade ao menor. Os organizadores do projeto informaram que o programa não tem alcançado os índices esperados e buscaram deixar claro que o que é pedido para as crianças não são doações nem dinheiro e sim o tempo, mesmo sendo uma hora por semana.
O prefeito Chico Brito se mostrou empenhado em divulgar o projeto e prometeu implantar nos outdoors da cidade a divulgação do programa e ainda sugeriu que reuniões com entidades religiosas podem ajudar a intensificar a divulgação. “Aposto no sucesso desse programa no município, porque muitas entidades daqui já trabalham com esse espírito comunitário, e desmistificaremos de vez os preconceitos existentes sobre essa relação, pois os conflitos entre jovens e adultos são inerentes ao ser humano em qualquer situação”, disse o prefeito.
A vereadora Rosana Almeida, aproveitou a sessão lotada da última quarta-feira (25) para também divulgar o apadrinhamento e citou a importância de ações como essa para o crescimento das crianças. “O projeto não pede doação, porque doar um brinquedo ou dinheiro só no natal é fácil, mas o projeto pede o tempo das pessoas para que possam dar auxilio para essas crianças para que elas saibam que uma família não tem base em violência”, relatou a parlamentar.
Serviço
Quem pode apadrinhar?
Maiores de 18 anos de idade; residentes do município de Embu das Artes ou região; com disponibilidade de tempo e afeto; quem possui ambiente familiar receptivo; ter a concordância do cônjuge/companheiro e da família; não estar no cadastro de adoção e não possuir qualquer demanda judicial.
Onde se inscrever?
Procure pessoalmente uma das seguintes instituições para efetuar um pré-cadastro:
- Fórum de Embu das Artes - Setor Técnico da Vara da Infância e da Juventude, das 12h30 às 18h30, na av. Vereador Jorge de Souza, 855. Tel.: 4704-5896.
- Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), das 8h às 16h30, na rua José de Alencar, 61, Jd. Maranhão. Tel.: 4781-5896.
- Serviços de acolhimento do município, das 9h às 16h30. Tel: 4704-0438 ou 4241-9616.
Documentos necessários: RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de antecedentes civil e criminal.
E-mail: apadrinhamentoembu@yahoo.com.br
Como é o início?
A equipe da Comissão Intersetorial, formada por psicólogos, assistentes sociais e técnicos, explicarão sobre o programa e visitarão as residências dos interessados em apadrinhar. Após a aplicação de oficinas de preparação, os aspirantes a padrinhos ou madrinhas serão apresentados aos jovens e o início dos contatos e da convivência ocorrerão gradualmente, sempre com o monitoramento constante do Poder Público.