Tapetes de Corpus Christi encantam fiéis e turistas em Embu das Artes
No feriado desta quinta-feira (26), assim como ocorre anualmente, as ruas do centro de Embu das Artes ficaram enfeitadas pelos tradicionais tapetes de Corpus Christi que foram seguidos pela procissão que celebra o Corpo de Cristo. A tradição católica popular reuniu centenas de fiéis e encantou turistas que passaram pelo município no feriado. Clique aqui e veja mais fotos.
Os tapetes, tradicionalmente eram confeccionados de serragem e sal coloridos. Nos dias atuais usam uma gama de materiais, como borra de café, areia, flores, farinhas, dentre outros. Os mais de 500 metros de quadros confeccionados na manhã desta quinta-feira impressionavam pela riqueza de detalhes e encantavam quem passasse pelo Museu de Arte Sacra no Largo dos Jesuítas e seguia até a Capela de São Lázaro na Rua Nossa Senhora do Rosário.
“Está tudo muito bonito, me lembra minha cidade, estou muito feliz de estar aqui neste dia especial”, afirmou maravilhado o português Paulo Cesário que veio de Lisboa à trabalho. Não foi só o lisbonense que se encantou com o trabalho dos católicos, ao percorrer o caminho dos tapetes era possível ouvir inúmeros elogios às obras de arte feitas no chão.
As imagens reproduzidas impressionavam pelos detalhes
A Igreja Nossa Senhora do Rosário celebrou a tradicional missa marcada para inicio às 17h que lotou o cento da cidade. Em seguida houve uma procissão até o Largo dos Jesuítas, acompanhando os caminhos enfeitados pelos tapetes católicos.
A missa encantou todos os fiéis presentes e o movimento nas ruas na hora da procissão continuava intenso por interessados na beleza do evento católico. “É tudo muito lindo me emociono muito com tudo isso porque é uma coisa divina”, relatou emocionada a aposentada Maria Santos que relata participar de todas as atividades relacionadas ao catolicismo que a cidade proporciona.
Paróquias de outras regiões de Embu também tiveram tapete e missa: Santa Inês, Cristo Ressuscitado, Todos os Santos, Santa Paulina, São José do Santo Eduardo, Santa Tereza/São João da Cruz, São Vicente de Paula, Santa Otília e São João Evangelista.