Prefeito ressalta importância da GCM na segurança de Taboão na formatura dos 30 novos guardas
Cada dia mais essencial no enfrentamento dos crimes a Guarda Civil Municipal (GCM) de Taboão da Serra recebeu em clima festivo nesta quinta-feira, 19, os 30 novos agentes que ingressaram na corporação no último concurso público. A formatura dos novos guardas aconteceu no ginásio de Esportes, do Jardim Maria Helena, e foi marcada pela emoção dos novos guardas e seus familiares. o prefeito Fernando Fernandes e o secretário Gerson Brito destacaram em suas falas a importância da corporação, as conquistas recentes e os desafios. Ambos evidenciaram o carinho com a guarda criada inicialmente para preservar o patrimônio público municipal, mas que ganha a cada dia papel relevante na atuação para manutenção da segurança pública e recentemente ganhou status de polícia municipal por força de lei federal. Formandos e familiares não continham o orgulho com a conquista. As vereadoras Joice Silva, Érica Franquini e o vereador Ronaldo Onishi participaram da solenidade de formatura. Veja fotos aqui.
Com a incorporação dos 30 novos GCMs, sendo apenas uma mulher, a guarda passa a contar com 219 agentes e desponta como a maior corporação entre os municípios da região. Os novos agentes ingressam com vencimentos de R$ 1.500,00 mais 30% relativos ao auxílio periculosidade. A meta da prefeitura de Taboão é realizar novo concurso para que a guarda chegue ao efetivo de 300 homens. Em sua fala o secretário Gerson Brito relembrou os investimentos feitos pelo governo municipal na GCM citou aquisição de novas viaturas, bases móveis e fixas, implantação da ROMU, aquisição de novas armas de grosso calibre, coletes, fardamento, redução com pagamento de alugueis, adoção de protocolo de retirada de munição seguindo normas da polícia Federal, os concursos públicos para ingresso na corporação e às mudanças no critério de promoção.
“Esse é o terceiro concurso público que fazemos em sua gestão senhor prefeito. Tivemos a incorporação de novos 120 GCMs em 3 anos. Fizemos apreensão de veículos abandonados nas ruas, apreensão pela lei do pancadão, autuação por descarte de lixo e muitos outros”, disse o secretário.
“Não posso terminar minha fala sem homenagear um dos agentes que mais colaborou com o plano municipal de segurança proposto pelo prefeito. Em nome de todos os guardas quero homenagear o comandante Leonel Vieira que nesses três anos foi pai e comandante dos nossos guardas. Foi pai e amigo e hoje participa da última formatura da sua gestão”, observou o secretário. “Foi uma emoção grande pra mim esse reconhecimento dos guardas e o trabalho que está sendo realizado na cidade é minha maior recompensa”, disse Leonel Vieira.
O prefeito Fernando Fernandes não poupou elogios à corporação que ele ajudou a criar no período em que foi vice-prefeito da cidade, no governo de Armando Andrade. Lembrou dificuldades históricas e a crise enfrentada pela GCM no final da administração passada e citou os desafios dos novatos para honrar a família GCM.
“Vocês estão ingressando numa corporação que muito honra a história de Taboão da Serra. Hoje não se pensa em segurança pública sem a GCM. Ninguém se torna um policial se for por sonho e vocação. Saibam que vocês são recebidos com esperança. A esperança de que mais 30 anos vão trabalhar abnegados pela segurança das famílias. A família de vocês certamente vai ficar de coração apertado esperando que vocês cheguem do trabalho. Vocês vão zelar pelo maior bem que existe: a vida das pessoas. É uma missão que só Deus pode permitir. Fico orgulhoso de participar de mais uma formatura. Peço a Deus que os ilumine e dê sabedoria para tomar decisões corretas”, afirmou o prefeito Fernando Fernandes.
A vereadora Joice Silva falou em nome da Câmara Municipal. Disse que a guarda é exemplo para a cidade e a região e falou do compromisso da corporação com a segurança.