Alunos de Taboão gravam vídeo em Libras sobre combate à Dengue

Por Assessoria de Imprensa da prefeitura de Taboão da Serra | 20/05/2016

As escolas de Taboão da Serra estão levando a sério o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do vírus zika e da febre chikungunya. Os educadores e diretores estão empregando diversos recursos, inclusive tecnológicos, para que os pequenos mostrem o que aprenderam sobre o assunto. É o caso do Centro de Integração e Apoio ao Deficiente Visual e Auditivo (CIADEVA), da Prefeitura de Taboão da Serra, que gravou um vídeo com os alunos.

O vídeo tem pouco mais de seis minutos e para visualizar o vídeo clique aqui. Nele, os alunos surdos explicam em Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS), como é o mosquito, quais doenças podem ser transmitidas, os principais sintomas e, principalmente como se prevenir e evitar possíveis focos.

A diretora do CIADEVA, Márcia de Jesus Temóteo, explica que o vídeo foi uma das formas encontradas pela escola para abordar o assunto. “Nossa ideia é, posteriormente, reunir todo o material produzido pelos alunos e repassar as Unidades Básicas de Saúde. Os Agentes Comunitários, por exemplo, poderão utilizar o vídeo para repassar informações sobre o combate a dengue a moradores que sejam surdos”, explica.

Além do vídeo, a escola desenvolve um projeto de jornal escolar, cuja terceira edição tratou do combate à dengue. O periódico traz ainda uma deliciosa receita de Salada de Frutas, uma tirinha e uma cruzadinha. Todo o conteúdo do “Jornal CIADEVA” foi produzido pelos alunos.

Para o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, João Medeiros, projetos como os desenvolvidos pelo CIADEVA são essenciais para uma efetiva inclusão. “A escola exerce um papel fundamental na vida de todos. Neste sentido, é importante realizarmos projetos onde os alunos possam desenvolver o protagonismo e demonstrar que  fazem parte da sociedade e não são apenas meros expectadores”, explica.

A escola


O CIADEVA, antiga EMI Monteiro Lobato, fica na Avenida Brasil, 1146, no Jardim América. Atualmente 100 pessoas, entre crianças e adultos são atendidas pela escola. No local, os alunos aprendem braile, Libras, além de desenvolver inúmeras outras atividades, como aulas de dança, de artesanato e de orientação e mobilidade. O telefone para contato é (11) 4787-2814.

Comentários