Contribuinte já pode verificar extrato da declaração do Imposto de Renda 2016
As pessoas físicas que moram no Brasil, receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.123,91 em 2015 e tiveram que declarar seu Imposto de Renda a Receita Federal este ano já podem consultar o extrato da sua declaração. Quem encontrar alguma divergência no relatório ainda pode enviar uma declaração retificadora para escapar da malha fina. O contribuinte pode verificar seu extrato no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC).
O brasileiro que declarou o &8234;Imposto de Renda&8236;&8236; em 2016 pode consultar, pela internet, o extrato do imposto de renda para saber se caiu na malha fina ou se contem alguma pendência em sua documentação. Ao enviar a documentação retificada corretamente o contribuinte terá a declaração liberada da malha fiscal.
Malha fina
A Malha Fiscal da Declaração de Ajuste Anual da Pessoa Física, chamada popularmente de “malha fina” é o processo de verificação das informações prestadas na declaração do imposto de renda do contribuinte. Caso sejam encontrados erros ou discrepâncias na declaração apresentada à Receita Federal o brasileiro cai na malha fina.
O contribuinte que cair na malha fina passará por uma rigorosa investigação aprofundada em sua declaração. Caso sejam encontrados mais erros o brasileiro será chamado para ajustes ou até mesmo, caso não seja regularizada a declaração, passa por mais investigações e terá que pagar atrasados e multas.
Para ter acesso ao extrato, basta acessar o E-CAC, O centro virtual de atendimento ao contribuinte, clicando aqui. O contribuinte precisa ter em mãos seu número de CPF, login e senha do portal.