Prefeitura explica falta de coleta de lixo em Embu e promete resolver situação
Segundo moradores do Jd. Taima a coleta não é realizada desde o último sábado (23). No bairro do Santo Eduardo moradores relatam estar com acumulo de lixo pelas calçadas e afirmam que não há coleta desde a última terça-feira (19). O bairro Dom José acumula lixo desde a última quinta-feira (21). No Jd. Santa Emília não há recolhimento do lixo da população há mais de uma semana.
“É um absurdo, é muito desrespeito com o munícipe do Embu”, relata um morador do bairro Jd. Julia inconformado com a situação. Assim como no Jd. Santa Emília, residentes do bairro Jd. Julia estão, desde segunda-feira (18), acumulando lixo em suas residências pela falta de coleta.
Perigos
Além do mau cheiro, poluição do solo e visual vale lembrar que o acumulo de lixo também pode acarretar novos focos de dengue, o que preocupa ainda mais os moradores da cidade. Não descartar lixo em terrenos baldios ou expostos pelas ruas é uma das precauções contra o mosquito da dengue, mas os moradores da região não tem escolha já que o lixo se acumula cada vez mais sem o serviço de coleta.
O acumulo de resíduos pode acarretar no surgimento de mosquitos, como o da dengue, além de outras doenças provenientes do chorume - substância líquida resultante do processo de putrefação (apodrecimento) de matérias orgânicas - pela região. “As ruas cheiram mal e isto também é agravado por novos focos do mosquito da dengue”, se preocupa o munícipe.
Nota
Procurada pelo Jornal na Net, a Prefeitura de Embu das Artes emitiu a seguinte nota:
“A Prefeitura de Embu das Artes informa que está fazendo ajustes no contrato com a empresa coletora de lixo na cidade – a Enob – que está reorganizando sua escala de coleta nos bairros.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, está trabalhando para minimizar os possíveis transtornos e orienta a população a só colocar o lixo para fora de casa nos dias de coleta.
É muito importante que a população entre em contato com a Prefeitura por meio do Disque Serviços 0800 773 0005 e aponte os bairros onde a coleta não está sendo realizada.