Feira de artesanato de Embu das Artes atrai clientes para comércios locais
A estancia turística de Embu das Artes é conhecida pela famosa feira de artesanato realizada todos os sábados, domingos e feriados no centro da cidade. A tradicional feira existe desde 1969, pelas ruas do Centro Histórico da cidade turística e são ocupadas por artistas que expõem e vendem os diferentes produtos. A exposição e venda de artesanatos na cidade corrobora com os comércios locais atraindo sempre mais clientes para o município.
“Aqui é uma cidade turística sempre atrai bastantes clientes, variam de umas cinco a 10mil pessoas na feira, na minha barraca umas 500 pessoas” relata o artesão Hector Renato (40). Renato vende materiais com o tema do Reggae feitos por ele e sua esposa há três anos. “Muitas pessoas vivem da feira é um negócio bem lucrativo”, revela Hector que também expõe na Avenida Paulista e República em São Paulo.
Maria de Lurdes Barros (49) trabalha há 15 anos no comércio local. A loja vende produtos para decoração embasados em artesanato. “Têm muita gente que vem pra cá por causa do artesanato e também existem excursões para conhecer a cidade, a feira ajuda a trazer clientes para os comércios locais então não acredito que seja uma concorrência e sim uma parceria entre nós comerciantes fixos e eles da feira”, relata a comerciante. Maria Barros revela que com a atual situação do país o número de vendas caiu em aproximadamente 20% em relação ao ano passado, mas acredita que a feira ajudou ao movimento não cair mais drasticamente, “A feira continua atraindo clientes e turistas para a cidade o que ajuda”, informou.
V. L. C. (63) veio de Santa Barbara do Oeste, aonde mora com o marido, para conhecer a “tão famosa feirinha do Embu” como ela chama a feira de artesanato. “Gosto de artesanato e de conhecer a história da cidade” declarou a dona de casa justificando sua ida à feira. “Tem preços variados tem coisas muito caras, mas também tem coisas acessíveis, quem tá aqui tá afim de comprar e a crise é relativa, acredito que mesmo poupando as pessoas ainda buscam investir em arte”, declara V. ao ser questionada sobre a diminuição do consumo dos brasileiros.
A dona de casa adquiriu um dos quadros expostos na praça central do município e informou que com a feira ela pode encontrar muitas lojas de comércios locais que a interessaram, as quais ela pretende voltar para adquirir novos produtos. “Mas desta vez na semana quando o movimento estiver mais tranquilo”, disse ela.