Itapecerica discute meio ambiente em Audiência Pública

Apesar de ser bastante discutida a questão ambiental ainda não é devidamente valorizada. A constatação é do vereador de Itapecerica da Serra professor José Maria, idealizador da 1ª Audiência Pública de Líderes Ambientalistas, realizada no dia 26.

O evento discutiu os impactos do progresso na cidade, a ocupação desordenada, a ausência de planejamento e o rigor na proteção dos mananciais.

“A todo instante a cidade sofre o impacto das obras. É o Rodoanel, o CDP e agora a Fundação Casa. Tudo isso traz uma série de transtornos ao meio ambiente e não há nenhuma compensação para a cidade ou para o meio ambiente”, esclarece o vereador.

Segundo ele, o objetivo da iniciativa é provocar uma reflexão e criar uma corrente de pessoas e entidades dispostas a abraçar a causa do meio ambiente dando a questão o espaço e a importância que merece.

Outra bandeira defendida por José Maria é a efetivação do chamado ICMS Verde, que apesar de representar um avanço na busca de um modelo de gestão ambiental compartilhada entre os Estados e municípios no Brasil, ainda não está implantado definitivamente.

Nascido sob o argumento da compensação financeira aos municípios que possuíam restrição do uso do solo em seus territórios para o desenvolvimento de atividades econômicas clássicas, o ICMS Ecológico tinha tudo para se transformar numa ferramenta preponderante para o desenvolvimento sustentável.

O ICMS Ecológico nasceu no Estado do Paraná, e, posteriormente, foi adotado por outros Estados, mas, na prática ainda não está efetivado.

Comentários